Posso pedir-vos para descreverem o jogo Tekken nas vossas próprias palavras?
Quando se fala em jogos de lutas, pensa-se em “grandes táticas”, mas após 15 anos a jogar as palavras que me vêm à cabeça são “emoção” ou mesmo “adrenalina”. Com Tekken a minha preocupação fundamental é haver esta emoção quando se ataca.
A pessoa que está a perder leva uma boa sova. Parece ter muitas dores, ou é atirada para trás – muito mais do que seria esperado – ou é pisada. Sente-se muito frustrada, mas é por isso mesmo que, quando consegue atacar, a emoção é indescritível. Noutros países diz-se que “Tekken é muito agressivo”, e é esse tipo de jogo de luta que acho que Tekken é.
Concordo. O motivo pelo qual fiquei tão viciado em Tekken enquanto jogador é a fluidez dos movimentos e toda a emoção – sinto-me bem. Por exemplo, há um golpe chamado Phoenix Smasher e se conseguires fazê-lo a sensação é espetacular. Se a barra de vida estiver cheia pode descer para metade.
Sim. Acho que é um jogo que sabe bem jogar, seja pelos movimentos ou pela forma como a energia vital desce. Neste jogo o mais importante é a emoção de atacar com êxito.
Há outro golpe chamado Aerial Combo (combo aéreo) em que elevas o adversário no ar e depois lhe bates repetidamente. É um golpe muito usado como clímax em filmes, animações e até em livros de banda desenhada. É muito divertido fazê-lo e as pessoas que observam ficam muito impressionadas. Não creio que haja outro momento em que toda a gente sinta tamanha emoção. Mas o que é bom para ti não o é para o adversário...
É verdade. Pagas o mesmo para jogar, mas há sempre a possibilidade de levares uma tareia durante a ronda inteira. A ideia de não ter acesso aos controlos durante algum tempo é impensável em qualquer outro jogo de ação. Isto é uma grande contradição num jogo de lutas e às vezes recebemos comentários dos jogadores a dizer: “Não gosto disto porque perco sempre com o Aerial Combo!”
Pois. Mas se diminuirmos o número de ocorrências desses golpes as pessoas vão dizer: “Isto não é Tekken!” É divertido para quem desfere os golpes mas não é nada divertido para quem os suporta, por isso não há maneira de encontrar um ponto de equilíbrio entre vencedor e vencido. Mas lutamos noite e dia contra esta enorme contradição emocional.
Temos sempre dificuldade em perceber como atingir este equilíbrio, em definir que quantidade de frustração podemos permitir que o vencido sinta e ainda assim preservar a emoção do jogo.
É uma questão muito complicada na qual continuamos a trabalhar. Por exemplo, há a opção da desvantagem (handicap), mas a verdade é que a maioria das pessoas não a utiliza ou porque não quer pensar no jogo em termos de níveis ou porque pensa que não é um principiante. Mas em muitos casos esses jogadores simplesmente não conseguem ganhar e começam a sentir-se desmotivados.