Para perguntar de uma maneira diferente, qual pensam ser a “essência de Resident Evil”?
Tal como nós, na Nintendo, não podemos dizer qual é a essência de Mario ou Zelda numa única frase. Mas há algo que é partilhado por toda a equipa, e se nos afastarmos disso, mesmo que seja pouco, podemos dizer “isso não é Mario” ou “isso não é Zelda”.
Bem, posso mencionar dois aspetos. Um é o facto de Resident Evil ser um “jogo de terror e sobrevivência”. Foi isso que pensei quando o joguei como jogador, foi memorável, e sinto que essa é a base de um jogo Resident Evil. Na criação deste jogo, olhámos para os jogos do passado da série e revisitámos os elementos que fazem com que seja uma série de terror e sobrevivência. O outro aspeto é uma palavra inventada, partilhada tradicionalmente na nossa empresa.
Sim. Essa palavra é “biorreal”. Refere-se a algo real no mundo de Biohazard (Resident Evil). O que seria um bom exemplo?
Oh, então tornam-se zombies por causa de um vírus. Os mortos não podem voltar à vida de outra maneira, através de uma maldição ou magia, não é?
Sempre que decidimos ideias para o guião ou para cenários, alguém diz: “Isso não é biorrealista!” Mas será que alguém é capaz de definir um padrão evidente?
A história tem uma ligação suave, por isso, apesar de acontecerem várias coisas impossíveis no final, os jogadores não as consideram estranhas.
Mas desistimos de algumas ideias por não serem biorreais, por isso existe um limite.
Mas também temos o receio de nos preocuparmos tanto com o biorrealismo, que acabamos por fazer sempre o mesmo. Embora a série tenha seguido vários rumos diferentes e a jogabilidade tenha mudado, penso que há algo no núcleo da série que foi aperfeiçoado ao longo dos últimos 15 anos. Já existe há muito tempo, por isso, cada pessoa tem a sua própria ideia, mas a essência de Resident Evil – um vírus, entrar num sítio assustador e lutar com zombies ou criaturas – não mudou. Sinto que Resident Evil sai das nossas mãos e chega às mãos dos jogadores. Mesmo que queiramos fazer algo drasticamente diferente, temos de superar a imagem que os jogadores têm de Resident Evil. Esse tipo de diálogo com os jogadores é interessante.