Bem, agora vou finalmente abordar a questão da consola Nintendo 3DS. (risos) Ficaste impressionado quando a viste pela primeira vez?
Para dizer a verdade, não estava lá quando foi apresentada. É que estava mesmo muito ocupado. (risos) A equipa de Street Fighter estava a preparar-se para distribuir Street Fighter IV como aplicação para o iPhone nessa altura. Esta era também uma versão de fácil utilização que se podia simplesmente instalar e jogar, apesar de eu não ter sentido que tivesse alcançado um número suficiente de pessoas. Foi então que adquiri uma consola Nintendo 3DS e cheguei à conclusão: “Isto vai definitivamente funcionar.”
Apesar de terem começado depois de toda a gente, vai ser à mesma um título de lançamento. Senti de facto uma grande paixão e motivação da vossa parte.
Acho que declarámos à Nintendo que Super Street Fighter IV faria parte do lançamento duas ou três semanas antes da E3 de 2010.29 (risos) Fiquei muito motivado e comecei a trabalhar em algo que pudesse ser apresentado na E3. O que atraiu mais na Nintendo 3DS foi o facto de ter muito mais funcionalidades do que a imagem estereoscópica. Um dos exemplos é a funcionalidade de rede. 29 E3 (Electronic Entertainment Expo): Exposição relacionada com videojogos que decorre em Los Angeles.
O vosso desejo de expandir a comunidade, tal como referiste, era compatível com o que se pode fazer com a Nintendo 3DS, não era?
Sim. Acho que a imagem em 3D é um dos “pontos de entrada” que mais atraiu atenções. Mas apercebi-me das muitas outras funcionalidades da Nintendo 3DS e, com tantas funções, acreditei que seria possível comunicar de várias formas através dos jogos para a Nintendo 3DS. Espero alcançar isso com Street Fighter e estou disposto a experimentar várias formas para o alcançar.
Para além da atração de poder ver coisas em 3D, acrescentaram uma série de funcionalidades que podem tornar-se alvo de debates públicos e este título viu-se naturalmente na corrente do projeto de renascimento de Street Fighter. Nota-se que a equipa da Capcom é intransigente quanto à implementação de funcionalidades sem fios. A equipa técnica da Nintendo teve de igualar o vosso entusiasmo. Foi uma tarefa muito desafiante mas interessante.
Fiquei muito entusiasmado na altura. Perguntávamo-nos até que ponto estávamos a exagerar numa coisa que ainda nem sequer estava terminada.
No outro dia, quando os prazos estavam a terminar, disseram-me que também podíamos trabalhar com o pedómetro interno da Nintendo 3DS. Quem me dera que mo tivessem dito mais cedo. De imediato, mudei o sistema para fazer uma ligação às moedas de troca que se utilizam para comprar figuras. (risos)
Também és programador, por isso sabes dizer o que é ou não possível fazer dentro de um determinado tempo.
É verdade. Não há nenhum risco nesse aspeto. Mas, para dizer a verdade, fiquei muito nervoso quando alguns membros dos departamentos de hardware e de SO da Nintendo e da Capcom começaram a dizer: “Deve ser assim, mas não temos bem a certeza!” Nesse momento pensei “Boa! Boa! É mesmo isto, o desenvolvimento!” (risos)