Quando começaste a desempenhar o papel de diretor, Nomura-san, como estabeleceste o teu próprio estilo em termos do que um diretor deveria ser?
Os primeiros diretores para quem trabalhei foram Sakaguchi-san e Kitase-san10. Penso que esses dois me influenciaram bastante. Quando se trata de planear batalhas, penso que fui influenciado por (Hiroyuki) Ito-san11, que era o diretor de FFIX12. As minhas outras influências incluem (Tetsuya) Takahashi-san13 da Monolith14. Ele estava a cargo dos gráficos na Square e tomou conta de mim no início da minha carreira. Imagino que esses quatro seriam os meus “seniores”. 10Yoshinori Kitase é produtor no departamento de produção da Square Enix 1st. Trabalhou num grande número de projetos que remontam à era da Square, incluindo Final Fantasy VII. 11Hiroyuki Ito é um criador de jogos que trabalha para a Square Enix. Trabalhou num grande número de títulos e dirigiu FFIX e FFXII. 12FFIX refere-se a Final Fantasy IX, o nono jogo da série, lançado em julho de 2000 (no Japão). 13Tetsuya Takahashi é um criador de jogos que trabalhou para a Square. Deixou a empresa em 1999 e fundou a Monolith. 14Monolith refere-se a Monolith Soft, Inc., uma empresa criadora de jogos sediada em Meguro, Tóquio.
Então absorveste tudo o que podias destes quatro “seniores” antes de tu próprio te tornares diretor?
Pessoalmente, acredito que o papel principal de um líder é dizer à sua equipa qual é o seu objetivo e garantir que acreditem que boas coisas acontecerão se atingirem esse objetivo. Quando te ouço falar, Nomura-san, parece que és um líder que consegue fazer a sua equipa entender e acreditar naquilo que tem de fazer.
Mas até um “tipo visual” como tu não se limita a visualizar uma série de imagens estáticas. Também tens de pensar na forma como os combates funcionariam, não é?
Estou a ver. Então, uma vez que tens a imagem completa na tua cabeça, podes dizer: “Esta parte é diferente” ou “Esta parte está bem” e transformar gradualmente a tua visão em realidade. Tens uma imagem do modelo completa com a qual trabalhar desde o início e na qual basear o teu trabalho.
Penso que é por isso que a equipa diz que ajuda muito quando faço um vídeo promocional.
Então os teus vídeos promocionais não são só para clientes. Também os usas para fazer apresentações à equipa? Suponho que funcionem como fichas de especificação móveis, de certa forma.