Agora, vamos falar da série Professor Layton. Acho que é seguro dizer que a série Professor Layton surgiu como resultado do nascimento da consola Nintendo DS. Que tipo de processo esteve envolvido na criação da série Professor Layton?
A razão inicial foi o facto de que, depois de criarmos Dragon Quest VIII, estabelecemos o objetivo de criar algo sozinhos, enquanto empresa.
Por outras palavras, até esse momento, a LEVEL-5 tinha desenvolvido jogos, e decidiram tornar-se uma editora e lançar os vossos próprios projetos.
Isso mesmo. Se queríamos ser uma editora, pensei que a consola Nintendo DS era a melhor aposta, visto que se torna mais fácil dar forma às ideias. Mas, para ser sincero... Houve quem dissesse que era difícil vender software que não fosse da Nintendo, e pensei na possível razão para que isso acontecesse. Cheguei à conclusão de que nem toda a gente que gosta de jogar jogos tem uma consola Nintendo DS.
Se olharmos para a consola Nintendo DS que surgiu na mesma altura de Brain Training20 e Nintendogs21, talvez tenhas razão. 20Dr Kawashima’s Brain Training: How Old Is Your Brain?: O título europeu do software lançado para a consola Nintendo DS em 2005, no Japão. 21Nintendogs: Software lançado para a consola Nintendo DS em abril de 2005, no Japão.
Foi exatamente nessa altura que começámos a planear Professor Layton and the Curious Village. Em particular, na nossa análise, descobrimos que era mais provável que os jogadores casuais, os que tinham a consola Nintendo DS Lite, possuíssem uma consola mais pela sensação de ter um objeto popular do que por procurarem o melhor entretenimento e a melhor qualidade nos jogos. Então, para garantir o sucesso do nosso primeiro projeto enquanto editora, pensámos que era preciso criar o sucessor de Brain Training. Claro que havia fãs do jogo que também jogavam numa consola Nintendo DS, mas pensámos que a quantidade de jogadores casuais, os que jogaram ao Brain Training e ainda não tinham o jogo seguinte, podia ser surpreendentemente grande.
Por outras palavras, pensaram fazer um jogo que fosse aceite até por aqueles que apenas jogaram Brain Training.
Sim. Por isso, investigámos mais, para tentar descobrir que coisas podiam desagradar a quem tinha jogado Brain Training. Claro que há pessoas que jogam diariamente, mas pensámos que provavelmente haveria partes que não eram satisfatórias. Por essa razão, incluímos coisas que não existem em Brain Training e, ao mesmo tempo, fizemos com que parecesse um jogo que pudesse ser considerado uma expansão de Brain Training. Depois pensámos que também haveria muitas mulheres entre esses jogadores casuais, por isso pensámos que, ao usar as vozes de pessoas famosas da televisão, podíamos ter alguma publicidade. Nessa altura, havia muitas situações em que as pessoas jogavam com a consola Nintendo DS ao ar livre, com o som desligado, mas decidimos avançar e reunir um grupo de atores famosos. Também decidimos usar imagens com qualidade de cinema, embora o ecrã fosse pequeno.
Ao enfatizar positivamente coisas que ainda não tinham sido feitas, sabiam que iam conseguir criar uma experiência nova para os jogadores, uma continuação de Brain Training.
É verdade. Para nós, foi importante podermos usar esses fatores – o facto de termos pessoas famosas a dar a voz e de os jogadores poderem ver imagens com qualidade – quando promovemos o jogo. Na parte de trás da caixa do primeiro jogo da série, Professor Layton and the Curious Village, onde normalmente podemos ver imagens do jogo e explicações, incluímos fotografias dos atores famosos e entrevistas. Baseámos o conceito no conteúdo de revistas femininas.
Não, só lhes disse para se basearem na disposição de conteúdo das revistas femininas. (risos) O mais importante era que não parecesse um jogo, quando pegassem na caixa. Queríamos que fosse um produto que os jogadores casuais aceitassem sem dificuldade. Creio que se tornou um sucesso porque todos esses fatores resultaram bem.
Lembro-me de pensar na altura que surgiram muitos softwares educacionais que tentaram ser sucessores de Brain Training, mas nenhum outro jogo era parecido com o vosso.