Muito obrigado.
Hoje os meus convidados são duas pessoas da NAMCO BANDAI Games1 que trabalharam no título Tekken 3D: Prime Edition. Obrigado pela vossa presença. Que bom ver-vos! 1 NAMCO BANDAI Games Inc.: Empresa criada a partir da fusão da gestão das empresas BANDAI Co., Ltd. e NAMCO Ltd. em 2006. Sede: Bairro de Shinagawa, Tóquio.
Gostava que se apresentassem e falassem um pouco sobre como se viram envolvidos no mundo dos videojogos.
Não, tenho a certeza de que os videojogos já faziam parte das vossas vidas antes de começarem a trabalhar na área, por isso gostava também que falassem disso.
Está bem. Chamo-me Katsuhiro Harada e sou produtor da série Tekken2. Quando era pequeno, um dos meus familiares tinha um café onde havia uma máquina do jogo Space Invaders3 e desde então adoro videojogos. Os meus pais eram muito rígidos e disseram-me: “Estás proibido de jogar videojogos de qualquer espécie!” 2 Tekken: Série de jogos de luta. O primeiro título da série foi lançado em 1994 enquanto jogo arcade pela NAMCO Ltd. 3 Space Invaders: Jogo arcade lançado em 1978.
De certeza que nunca lhes tinha sequer passado pela cabeça que um dia te irias enfiar num arranha-céus e defrontar Yoshinori Ono!4 (risos) 4 Yoshinori Ono: Produtor da série Street Fighter. Chefe Adjunto da Divisão de Investigação e Desenvolvimento (I&D) de Jogos para Consolas Domésticas e Diretor Geral do Departamento de Produção I&D de Tóquio na CAPCOM Co., Ltd. Anteriormente, participou na Iwata Pergunta: Empresas externas criadoras de jogos para a Nintendo 3DS.
Não. (risos) Recusaram-se a comprar-me uma Nintendo Entertainment System, por isso tinha de ir jogar a casa de amigos ou ir às escondidas a salões de jogos arcade. Portanto, quando chegou a altura de começar a trabalhar, a minha reação foi: “Vou trabalhar na indústria de videojogos, custe o que custar!” Os meus pais até choraram de desgosto.
Falando em gerações, terá sido numa altura em que a maioria dos pais era contra os filhos trabalharem na indústria de videojogos?
Estudei psicologia, por isso não tinha nada a ver com a indústria de videojogos. Foi por mero acaso que o meu primeiro emprego tenha sido na Namco. No princípio, não estava envolvido na criação de jogos, mas sim na área de vendas.
Sim, sim! Foi mesmo isso! Acho que a minha paixão por jogos é parcialmente uma reação a algo ou um ato de rebeldia.