O que mais quero fazer com a Nintendo 3DS é criar e ver crescer a comunidade. Lançámos duas versões para as consolas domésticas e o que sempre disse foi: “Continuem a construir uma comunidade para as pessoas aqui, aqui e aqui.” Não estou a falar somente de vendas e publicidade. Para que as pessoas gostem mesmo do ato de “lutar”, podem começar por jogar um contra um, cara a cara. Depois apercebem-se de algo e dizem: “Ah, sim. Lembro-me desta sensação.” Se conseguirmos chegar a este ponto, as pessoas à volta desse jogador também vão começar a gostar do jogo.
Sim. Com a funcionalidade de rede melhorada da consola Nintendo 3DS, registar Friend Codes da Nintendo vai permitir formar uma comunidade, independentemente da distância que vos possa separar fisicamente. Digamos que a Capcom gostaria de sugerir fazer algo nos Estados Unidos. Se há comunidades em todo o lado, as pessoas podem juntar-se. Essas pessoas podem trazer amigos, namoradas e até filhos. Só isso vai gerar uma comunidade ainda maior. Acho que esses métodos de criação de jogos e as comunidades são dois pilares para conseguir reintroduzir os jogos de luta nos mercados.
A certa altura, os jogos de lutas concorriam fortemente uns contra os outros, mas parece que se depararam com um beco sem saída nos seus caminhos evolucionários. O número de jogadores decresceu significativamente. Mas com Street Fighter, acho que isto mudou. A Nintendo tomou a posição de “aumentar a população de jogadores.” Perguntávamo-nos porque é que os consumidores que outrora jogavam já não o faziam. Tínhamos de compreender o motivo e tentar remover as barreiras para que voltassem a interessar-se por videojogos. Pensámos que podíamos alterar a situação desta forma. Agora que nos falaste da vossa abordagem, julgo que era muito semelhante à nossa.
Também me parece. Alguns podem descrevê-lo como sendo uma questão de eficiência, mas acho mesmo que é importante conseguir chegar às pessoas.
Ao lidar com o consumidor enquanto trabalhador, tens de te pôr no lugar dele. Por exemplo, se estivesses num restaurante e pedisses água, não seria de doidos que te dissessem: “Olhe, não me apetece trazer-lhe água, portanto o copo vai passar de mão em mão por toda a gente até chegar a si.” (risos) Há uma forma melhor de o fazer, por exemplo ter uma brochura em particular para essa pessoa ou ter um meio em particular para essa pessoa. Dependendo do nosso grau de consideração pelos outros, teremos mais oportunidades de sermos notados.
Que interessante! Em geral, os jogos criados para os jogadores incondicionais não tomam essa abordagem de todo. Por exemplo, Super Street Fighter IV 3D Edition tem a funcionalidade de “poder usar ataques especiais com um simples toque no Ecrã Tátil”. Há quem possa achar que é uma “funcionalidade de desvio”.
Quando a Nintendo fez New Super Mario Bros. Wii,27 criou um sistema chamado Super Guide28 para as pessoas que não conseguissem passar determinado nível. Receberam-se imensas críticas porque seria um “modo fácil que derrota o jogo por ti”. Penso que a vossa situação é idêntica. 27 New Super Mario Bros. Wii: Jogo de ação lançado para a consola Wii em 2009. 28 Super Guide: Quando um jogador morre oito vezes de seguida num sítio, o computador controla Luigi para guiar o jogador, mostrando-lhe como chegar ao fim.