Qual foi a tua primeira impressão da Nintendo 3DS, Enomoto-san?
Tendo essa perceção da profundidade, é provável que imagens projetadas adquiram um sentimento de espaço maior. Queríamos mesmo ver o que aconteceria quando o mostrássemos a toda a gente da equipa "PES".
Até agora, quando estruturávamos jogos de futebol, a única forma de adicionar uma sensação de perspetiva era alterar o tamanho das sombras. O 3D vai para além dessa forma de expressão.
Quando as imagens começaram a mover-se em 3D, que tipo de resposta sentiste tu e as pessoas da tua equipa?
A verdade é que havia áreas em que éramos ignorantes: inicialmente, para fazermos com que a consola para o "PES" funcionasse melhor, não desenhámos a relva no campo para ser vista num ecrã 3D. Ajustar isso para a Nintendo 3DS constituiu um grande desafio.
Queres dizer que precisavas de potência em locais inesperados. Para começar, mover 22 jogadores numa consola portátil deve ter sido um grande desafio.
Quando o viste em 3D e conseguiste finalmente sentir a profundidade, houve alguma coisa que vocês, os criadores do jogo, tivessem achado interessante?
Neste jogo podes desfrutar de futebol em 3D a partir de cinco perspetivas, e podes também defini-lo para uma perspetiva de primeira pessoa, o que se aproxima muito da linha de visão dos atletas. Parece que estás mesmo no campo; acho que a sensação de tensão que consegues sentir à tua volta é algo que a tecnologia 3D possibilitou.
Então tens a perspetiva habitual, onde tens uma visão geral de todo o jogo, mas enquanto novo desafio, na Nintendo 3DS, há também uma perspetiva em que tu próprio estás em campo.
Ao mudares a situação da câmara e ao desenvolveres a ação de outra maneira, mudou também a forma como vês as coisas, até as que havias feito como sempre.