Qual foi a tua primeira tarefa depois de entrares na Capcom?
Quando era novo, comecei por ajudar um pouco por todo o lado. Uma das minhas tarefas era fazer debug em vários jogos porque na altura não havia uma posição específica para isso, mas toda a gente valorizava a minha capacidade para sintonizar o oscilador de FM.12 12 Oscilador de FM: Oscilador de frequência modulada. Tecnologia que envolve a manipulação de frequências para produzir som utilizando muito poucos dados, tal como implementado pela Yamaha Corp.
Agradeço o elogio! (risos) Na altura, a equipa da música na Capcom era composta por pessoas que se tinham formado em faculdades de música ou de arte. Eu era o único com um curso de engenharia. Por isso é que me puseram na equipa do X6800013 e eu comecei a trabalhar nas portas para a música do Street Fighter. 13 X68000: Computador pessoal de 16-bit lançado pela Sharp Corp. em 1987.
Sim, foi mesmo muito trabalhoso! (risos) Mas foi o meu primeiro ponto de contacto com o jogo Street Fighter. Consequentemente, fiquei com boa reputação na empresa. Por isso, a tarefa seguinte foi converter música no oscilador de FM para a consola SEGA Mega Drive (também conhecida como Genesis) para um jogo diferente. Na altura, viajei para os Estados Unidos pela Capcom por causa disso. Tive muita sorte em poder entrar em contacto com os mercados estrangeiros tão novo.
A primeira reação foi de choque e surpresa. Observei como jogavam no estrangeiro e tomei atenção aos gostos das pessoas.
Ah, isso... Na altura, conheci uma pessoa chamada Yoshiki Okamoto-san.14 Era do tipo de pessoa que agia muito espontaneamente e trabalhar com ele preparou-me para coisas desse tipo. (risos) Na altura, a Capcom queria obter a licença para trabalhar com bandas desenhadas americanas e decidiu pegar numa chamada Spawn15. Okamoto-san disse-me “Vai à McFarlane Toys16,” e eu respondi “Mas nem sequer falo inglês!” Respondeu-me de imediato “Não te preocupes. Há de correr tudo bem.” Acabei por ficar nos Estados Unidos meses a fio e várias vezes. Comecei a aprender inglês por necessidade, possivelmente porque senti a minha vida em perigo. (risos) 14 Yoshiki Okamoto: Antigo produtor de jogos da Capcom Co., Ltd. 15 Spawn: Banda desenhada popular da Image Comics, Inc. publicada pela primeira vez em 1992. 16 McFarlane Toys: Empresa de brinquedos criada pelo criador de Spawn em 1994.
Foi. Acho mesmo que foi graças a Okamoto-san. Depois disso, sempre que tinha reuniões com empresas locais conseguia comunicar o que queria. Ao construir esta base, podia direcionar a conversa para onde queria. Por outras palavras, compreender o que o consumidor quer ao ouvir a sua voz ao vivo, e não através de livros ou estudos, é o mais importante. É assim que podemos compreender os tons e a paixão na sua voz e apercebermo-nos disto é de extrema importância. É por isso que digo a toda a minha equipa para falar com as pessoas mesmo que só consigam produzir frases incompletas.
Quando estudava, não tinha muito jeito para o inglês mas tudo mudou quando tive de ir aos Estados Unidos em trabalho visitar a HAL Laboratory.17 Havia um jogo que estava a ser feito por um criador externo que tinha de ser terminado no espaço de um ano. Disseram-me apenas: “Vai lá resolver isto!” Contudo, não fazia ideia de quando poderia voltar para casa. (risos) A situação era de tal modo importante que eu tinha mesmo de falar inglês, senão o problema não seria resolvido. Depois de passar por esta experiência, comecei a aprender aos poucos. 17 HAL Laboratory, Inc.: Empresa criadora de software que trabalhou em séries tais como Kirby e Super Smash Bros., entre outras.