Como é que te envolveste com videojogos, Ikeda-san?
Bem, eu chamo-me Kohei Ikeda e sou o produtor deste jogo. A minha primeira experiência com videojogos foi na primeira classe. Super Mario Bros.6 tinha acabado de ser lançado e eu fiz uma birra tão grande que os meus pais mo ofereceram. Mas não tínhamos um conversor bidirecional VHF por isso lembro-me de ir comprar um sozinho. 6 Super Mario Bros.: Jogo de ação lançado para a consola Nintendo Entertainment System no Japão em setembro de 1985.
É verdade. Tive ajuda, mas lembro-me do momento em que o liguei ao nosso televisor. Estava tão entusiasmado que gritei: “Boa!” Foi marcante poder mover o Mario que aparecia no ecrã.
Foi nessa altura que muitas pessoas puderam experienciar pela primeira vez poder mover algo no ecrã com um objeto que seguravam nas mãos.
Exatamente. Foi assim que comecei a gostar de videojogos. Comecei a jogar com os meus amigos que viviam perto de mim, e era incrivelmente divertido fazer com que as personagens se movessem na direção que eu queria. Quando andava no sexto ano, fui com um amigo meu à secção de videojogos de uma loja e jogámos Street Fighter II7. A ideia de jogar contra alguém e de competir era nova. 7 Street Fighter II: Jogo de luta lançado enquanto jogo arcade pela CAPCOM Co., Ltd. em 1991.
Pois foi. Quando comecei a frequentar salões de jogos arcade na minha juventude, o próprio salão era um sítio excitante onde se podia experimentar algo inovador. Foi na altura do lançamento de Virtua Fighter 28 que comecei a interessar-me mais a sério por jogos de luta. Ainda andava na escola, mas praticava imenso e até conseguia derrotar pessoas com 20 ou mesmo 40 anos. 8 Virtua Fighter 2: Jogo de luta lançado enquanto jogo arcade pela SEGA Corporation em 1994.
Sim, mas perdi cerca de 30 jogos de seguida. (risos) Depois disso, começaram a dizer-me: “Vais melhorar se fizeres isto” ou “Tenta fazer isto, é fixe”. Eu conseguia comunicar com as pessoas diretamente. É a melhor parte dos jogos de luta e foi isso que me levou a adorar jogos arcade. Queria estar envolvido nesse mundo de alguma forma.
Expedições a outras cidades, desafiar pessoas... Cresceste mesmo com jogos de luta.