Determinas sozinho que rumo seguir em cada jogo novo?
Não, primeiro reúno ideias. No caso de Tales of the Abyss, Higuchi-san6, o diretor, e eu pensámos que queríamos fazer qualquer coisa que envolvesse uma personagem inútil que salva o mundo e os companheiros, enquanto vai dizendo: "Bolas, que maçada..." Uma espécie de Ikebukuro West Gate Park.7 (risos) 6Sr. Yoshito Higuchi: Membro da Namco Bandai Games Inc. Diretor principal de jogos como Tales of the Abyss e Tales of Symphonia. 7Ikebukuro West Gate Park: Uma série de romances de ficção, publicados no Japão por Ira Ishida, cuja personagem principal é Makoto Majima e que se passam em Ikebukuro, Tóquio.
As personagens de Tales of the Abyss incluem o protagonista, Luke, e Asch, que são como duas faces de uma moeda. O mundo gira em torno da relação entre estas duas personagens. Duas ou três pessoas constroem a base daquilo que queremos transmitir aos jogadores, no que diz respeito à história e às personagens.
Suponho que não seria coerente se envolvesse mais gente. Depois de estabelecer esses elementos centrais, distribuem o trabalho.
Acho que todas as séries longas têm uma essência. Sem isso, não existe uma qualidade única que a faça continuar. Para ti, o que determina a essência da série Tales? Ter as mesmas pessoas a trabalhar em conjunto no estúdio de desenvolvimento da série, para que aquilo que fazem tenha naturalmente o ambiente da série Tales?
Sim, mas a nossa maneira de fazer jogos não muda há muito tempo. Mesmo quando a equipa mudou, mantiveram-se certos elementos-chave. Neste momento, Baba-san8, que fez Tales of Graces9, é muitas vezes essencial na fase de desenvolvimento. No início, o trabalho dele não parecia muito adequado, mas agora pensamos que qualquer Tales deve ser assim. 8Sr. Hideo Baba: Produtor de Tales of Graces. 9Tales of Graces. Um "RPG de Conhecimento da Força para Proteção", lançado para a consola Wii no Japão, em dezembro de 2009.
Após 15 anos, os fãs da série Tales conseguiram entrar na equipa, mas penso que os fãs e os criadores não dão valor às mesmas coisas.