O que foi absolutamente necessário para criar este jogo Resident Evil?
Os fãs jogaram o jogo nos eventos e as suas opiniões foram bastante úteis. Isso foi muito importante.
Sim, mas como o Hori-san disse antes sobre as casas assombradas, foi exatamente por isso que quisemos que os jogadores o testassem. Durante o desenvolvimento, li um livro de Hirofumi Gomi14, um produtor de casas assombradas. Até nas casas assombradas, eles adaptam algumas coisas depois de verem a reação dos visitantes. Acontece exatamente o mesmo quando se cria um jogo Resident Evil. Vemos as reações dos jogadores e dizemos: “Vamos fazer com que o inimigo apareça meio segundo mais tarde.” Fazemos várias alterações. 14 Hirofumi Gomi: Produtor de casas assombradas, no Japão.
Sim. Mas às vezes pensamos: “O quê? Esta parte assusta assim tanto?” Por isso, também fazemos testes internos. E quando vejo alguém a jogar com as palmas das mãos todas suadas, penso: “Estás mesmo assustado!” (risos) Mas o medo é uma emoção difícil de alcançar. Resident Evil surpreende-nos, um pouco como uma mansão assombrada. Contudo, apesar de verem a mesma coisa, há pessoas que se assustam e outras que não.
Sim. Algumas pessoas assustam-se bastante com coisas psicológicas, outras são apanhadas por uma surpresa direta, enquanto outras gostam apenas de algo sangrento. Nesse aspeto, comparado com a comédia, o terror ainda pode ser estudado.
Quanto à música, por vezes usamos música alegre numa cena escura, e essa incongruência causa medo.
Penso que o riso é partilhado por todos, mas o terror é individual. Por isso, a imersão de olhar para o ecrã pequeno de uma consola portátil é ótima para um jogo de terror.
E poder ver 3D sem óculos também é fantástico. Podemos concentrar-nos, sem sermos distraídos.
Há uma sensação de exploração mais forte. Por exemplo, se quisermos saber o que existe numa caverna, essa sensação de ir cada vez mais longe é única na consola Nintendo 3DS. Nesse sentido, é perfeita para o cenário limitado do interior de um navio.