Não permites que ninguém diga: “Se o jogador premir um botão aqui, o jogo não será capaz de responder.”
São valores partilhados por toda a equipa da Team Ninja. Na criação de videojogos, fala-se muitas vezes na forma como o jogo não é capaz de responder nem quando os jogadores primem determinados botões porque a animação não consegue acomodar essa ação. (risos)
Há alturas em que, devido a condições do jogo, não conseguem usar determinados controlos. Se executam uma determinada ordem, é porque essa cena os fez querer fazê-lo, então o jogo tem de responder. Eu diria que se não querem mesmo que eles primam botões, deixem isso bem claro logo de início.
A Team Ninja está construída de forma que toda a gente partilha e discute estas regras? Ou há alguém que supervisiona a qualidade e dá opiniões?
No meu segundo ou terceiro ano na empresa, envolvi-me em Ninja Gaiden, e quando as opiniões dos meus colegas seniores e as minhas eram refletidas no jogo, a meio, este começava de repente a ter uma sensação fantástica. Por exemplo, resolvemos tudo sem mudar uma única linha de programação, o que alterámos foi o movimento.
Oh. Por vezes é tudo em vão devido ao timing entre movimentos. É uma boa experiência para uma pessoa tão nova.
Não é todos os dias que uma pessoa no segundo ou terceiro ano na indústria dos videojogos tem a oportunidade de aprender isso, independentemente do quão arduamente trabalhe.
Exatamente. Usas muitas vezes a palavra “destino” e sinto que o destino trabalha muito na minha vida e em todo o tipo de coisas. Tenho o cuidado de valorizar as minhas relações com os que me rodeiam.
Um grupo que faz alguma coisa é um grupo de artesãos individuais dedicados. Iwata Pergunta - Metroid: Other M, deu para perceber claramente que eram todos indivíduos dedicados. Os membros de grupos altamente dedicados podem, por vezes, entrar em conflito uns com os outros devido a esse trabalho árduo. Como ultrapassam isso?