Bolas, estou nervoso! (risos) Muito obrigado pelo convite.
Hoje vou falar com o produtor da série Resident Evil1: Kawata-san da Capcom2. Kawata-san, muito obrigado pela tua presença. 1 Série Resident Evil: O primeiro jogo desta série de terror e sobrevivência foi lançado em março de 1996. No Japão, a série é conhecida como Biohazard. 2 Capcom Co., Ltd.: Empresa criadora de videojogos com sede em Osaka.
O prazer é meu. (risos) Estou ansioso pela nossa conversa. Posso começar por perguntar que jogos estão a fazer para a consola Nintendo 3DS?
Claro. Neste momento, estamos a desenvolver Resident Evil: Revelations3 e Resident Evil: The Mercenaries 3D4. Aqui na Capcom gostamos de dizer que estamos “zessan kaihatsuchu”, ou seja, que estamos a receber grandes elogios pelas nossas criações. (risos) 3 Resident Evil: Revelations: Jogo de terror e sobrevivência em desenvolvimento para a Nintendo 3DS. O seu título no Japão é Biohazard: Revelations. 4 Resident Evil: The Mercenaries 3D: Jogo de ação e sobrevivência para a Nintendo 3DS, sendo o seu título no Japão Biohazard: The Mercenaries 3D, cujo lançamento está marcado para 2 de junho de 2011 no Japão e para 1 de julho de 2011 na Europa.
Imagino que muitos fãs estejam entusiasmados com a novidade do lançamento destes dois títulos da série Resident Evil. Ouvi dizer que tens experiência em fazer jogos para consolas domésticas. Como foi isso?
A evolução daquilo que os videojogos conseguem exprimir foi intensa. Eu era originalmente designer, por isso tinha interesse no progresso dos gráficos dos videojogos. Depois, foram surgindo várias técnicas para representar o conteúdo dos jogos. Inicialmente, interessava-me por jogos com personagens engraçadas – tal como a série Mega Man Legends5 – mas também me sentia atraído por jogos de terror. Mais recentemente, estive envolvido no desenvolvimento de jogos para consolas domésticas, como por exemplo Resident Evil 4: Wii Edition6 e a série Chronicles7. 5 Série Mega Man Legends: Série do franchise Mega Man. No Japão, a série é conhecida como Rockman Dash, tendo sido o primeiro jogo lançado em 1997. 6 Resident Evil 4: Wii Edition: Jogo de terror e sobrevivência lançado para a consola Wii em maio de 2007 no Japão. No Japão, é conhecido como Biohazard 4: Wii Edition. 7 Resident Evil: The Umbrella Chronicles e Resident Evil: The Darkside Chronicles: Gun são shooters para serem jogados com o Wii Zapper, tendo sido lançados para a consola Wii. No Japão, os respetivos títulos são Biohazard: The Umbrella Chronicles, lançado em novembro de 2007, e Biohazard: The Darkside Chronicles, lançado em janeiro de 2010.
Estiveste envolvido nos jogos Resident Evil que (Shinji) Mikami-san8 criou para a consola Nintendo GameCube, não foi? 8 Shinji Mikami: Antigo designer de jogos da Capcom Co., Ltd. que criou Resident Evil (conhecido como Biohazard no Japão).
Só estive diretamente envolvido no primeiro Resident Evil para a Nintendo GameCube9. Não fazia parte da equipa imediata que desenvolveu os títulos Resident Evil Zero10 e Resident Evil 411. Quando refizemos Resident Evil para a Nintendo GameCube, eu era apenas um designer que tratava dos cenários. (Shigeru) Miyamoto-san costumava visitar o departamento de desenvolvimento, e por isso senti mesmo que trabalhava na Nintendo. Queria alcançar o máximo possível com a Nintendo GameCube, por isso levei os gráficos ao extremo. Foi um verdadeiro desafio, mas acho que consegui estabelecer o estilo Resident Evil. 9 Resident Evil para a Nintendo GameCube: Jogo de terror e sobrevivência para a Nintendo GameCube. Foi o primeiro jogo Resident Evil lançado para a consola. No Japão, o jogo intitula-se Biohazard e foi lançado em março de 2002. 10 Resident Evil Zero: Jogo lançado para a Nintendo GameCube. No Japão, intitula-se Biohazard Zero e foi lançado em novembro de 2002. 11 Resident Evil 4: Jogo lançado para a Nintendo GameCube. No Japão, intitula-se Biohazard 4 e foi lançado em janeiro de 2005.
Quando vi Resident Evil pela primeira vez, fiquei surpreendido com a quantidade de coisas que eram agora possíveis nas consolas domésticas. O jogo sobressaiu, de facto.
Na altura, a nossa palavra-chave era “natural”. Fizemos trinta por uma linha para tornar os jogos naturais, por oposição a fotorrealistas.
Penso que a naturalidade começa a transparecer quando as ações dos jogadores têm alguma espécie de resultado e a sensação é a de estar a viver num sítio real com uma determinada atmosfera.
Na altura, as personagens dos jogos moviam-se num cenário que não se movia. Acho que com a versão para a Nintendo GameCube queriam perceber como é que o mundo do jogo se alteraria se movessem o cenário.