Nota do editor: esta é uma tradução da entrevista Iwata Pergunta que foi originalmente publicada no Japão a 10 de março de 2011.
Hoje gostaria de falar sobre o software pré-instalado na Nintendo 3DS. Obrigado por terem vindo cá hoje.
Em primeiro lugar, gostava que cada um de vocês se apresentasse e nos dissesse aquilo em que tem estado envolvido. Vamos começar por ti, Kuroume-san.
Claro. Chamo-me Kuroume e pertenço ao Grupo de Design de Interface de Utilizador do Departamento de Desenvolvimento e Design de Software. Até ao momento, tenho trabalhado no desenvolvimento de funcionalidades integradas em cada tipo de hardware. A primeira coisa em que trabalhei foi o ecrã do menu da Nintendo GameCube.
Por outras palavras, já fazes este trabalho desde que a criação de software com funcionalidades integradas se tornou a norma.
Sim, isso mesmo. Desta vez, os outros membros da equipa esforçaram-se muito e ficaram encarregues do desenvolvimento efetivo das funcionalidades integradas para a Nintendo 3DS e, por isso, eu tratei de ajustes periféricos no local de desenvolvimento, e fiquei encarregue de dar assistência.
Chamo-me Takahashi e pertenço ao Grupo de Design de Interface de Utilizador do Departamento de Desenvolvimento e Design de Software. Na consola Wii, fui responsável pelo software pré-instalado tal como o Canal Mii1 e o Canal Everybody Votes2. Desta vez, trabalhei com todos os que aqui estão para criar as especificações das funcionalidades integradas. Também coordenei o desenvolvimento do Menu HOME, o primeiro ecrã que aparece quando a Nintendo 3DS é iniciada. 1Canal Mii: Uma das aplicações dos Canais Wii. Através de operações simples, podes combinar características faciais da tua família e amigos e criar um avatar chamado personagem Mii. 2Canal Everybody Votes: Uma das aplicações dos Canais Wii. Pode ser transferido (gratuitamente) através do Canal Wii Shop. Podes votar em inquéritos que te são enviados e divertir-te a ver os resultados.
Chamo-me Akifusa. Tal como Takahashi-san, pertenço ao Grupo de Design de Interface de Utilizador. Neste projeto, coordenei o desenvolvimento da Câmara Nintendo 3DS, que é capaz de tirar fotos em 3D, e do Som Nintendo 3DS, em que podes ouvir música ou gravar sons.
Sim. Da última vez, trabalhei no Som Nintendo DSi3 e, desta vez, devido a essa experiência, estive envolvido em dois conjuntos de software. 3Som Nintendo DSi: Uma das aplicações pré-instaladas da Nintendo DSi. Além de poderes ouvir música gravada no Cartão SD, podes brincar com as músicas e gravar sons.
Chamo-me Kawamoto e pertenço ao Grupo de Desenvolvimento de Software do Departamento de Desenvolvimento e Design de Software. Neste projeto, coordenei o desenvolvimento da Praça Mii StreetPass, onde várias personagens Mii se reúnem, e os Jogos RA, que utilizam os respetivos Cartões RA. Indiretamente, também mantive o Editor Mii debaixo de olho, com o qual podes criar personagens Mii de uma série de pessoas diferentes.
Chamo-me Suzuki e também pertenço ao Grupo de Desenvolvimento de Software do Departamento de Desenvolvimento e Design de Software. Coordenei o desenvolvimento de Face Raiders, no qual tu e os teus amigos podem brincar com as vossas caras.
Chamo-me Mizuki e pertenço ao Grupo de Desenvolvimento de Software de Rede do Departamento de "Network Business". Na sua maioria, as funcionalidades integradas da Nintendo 3DS foram desenvolvidas através de uma colaboração entre o Departamento de Desenvolvimento e Design de Software e o Departamento de "Network Business", e eu atuei como coordenador da parte deste.