Nota do editor: Shigesato Itoi é um copywriter japonês, autor e designer de jogos. É mais conhecido pelo seu trabalho simples mas incisivo na area do copywriting que influenciou em grande medida a cultura japonesa moderna tal como a conhecemos hoje. O seu site "Hobo Nikkan Itoi Shinbun" (Almost Daily Itoi News) recebe mais de 1,5 milhões de visitas diariamente e oferece uma série de entrevistas com muitos ícones culturais que incluem os próprios Satoru Iwata e Shigeru Miyamoto, da Nintendo. Junto dos gamers convictos no Ocidente, é mais conhecido como o criador da série Mother da Nintendo (conhecida como EarthBound nos EUA).
Em primeiro lugar, gostaria que Itoi-san visse uma demonstração da Nintendo 3DS. Exibimos isto na Electronic Entertainment Expo1 de 2010, em junho passado. Estas imagens destinam-se a mostrar como as imagens na Nintendo 3DS têm um aspeto tridimensional sem a necessidade de óculos especiais. 1 Electronic Entertainment Expo (E3): Uma feira de videojogos que acontece todos os anos na cidade de Los Angeles, nos EUA.
O que vês agora é uma apresentação estereoscópica de um vídeo de imagens naturais captado com duas câmaras.
E em seguida temos personagens da Nintendo geradas em tempo real na Nintendo 3DS. É o botão deslizante , que te permite mudar o ângulo da câmara.
A Nintendo 3DS tem um interruptor deslizante designado por regulador de 3D ali do lado. Se o moveres para cima e para baixo poderás alterar a profundidade tridimensional.
É o conceito da profundidade 3D. Isso é algo que a maioria dos dispositivos com elementos 3D tem?
Não, acho que não há mais exemplos de dispositivos 3D capazes de fazer isto. Isto foi o resultado das ideias de várias pessoas, incluindo Miyamoto-san, durante o processo de desenvolvimento da Nintendo 3DS.
Estou a ver… Então, até agora, a profundidade 3D tem sido, geralmente, decidida pelos criadores das imagens.
Para além disso, até a mesma pessoa deseja uma profundidade de estereoscopia diferente dependendo da situação; umas vezes poderá querer imagens mais tridimensionais, noutras poderá querê-las mais undimensionais. Então pensámos em fazer a Nintendo 3DS de modo a que os jogadores possam escolher a profundidade da estereoscopia, e, ademais, ajustá-la de forma fácil e intuitiva a cada situação.
Certo. Queríamos mesmo que o interruptor fosse deslizante. Pensámos que seria muito importante que fosse intuitivo. A entrada digital – que sobe ou desce números – não transmitiria, de forma alguma, essa sensação.