Isso mesmo.
Ok, vou fazer-vos finalmente perguntas sobre Jogos RA e Face Raiders, duas aplicações pré-instaladas. Se não me falha a memória, nasceram ambos com base no argumento de que, visto que a consola Wii tinha tido uma aplicação chamada Wii Play11, a Nintendo 3DS devia ter algo semelhante como "Nintendo 3DS Play”. 11Wii Play: Software lançado para a consola Wii em dezembro de 2006. Continha nove jogos diferentes que utilizavam as funções do Comando Remoto Wii.
Parece-me que nasceram com a questão de sermos ou não capazes de incluir o ecrã LCD estereoscópico em algo e de lhe dar uma boa utilização.
Na verdade, tinham feito vários jogos que utilizavam 3D e tinham uma série de outras coisas ligeiramente diferentes como protótipos, mas foi dessa forma que tudo começou: escolheram dois protótipos que pareciam semelhantes e decidiram poli-los. Foi isso que se passou?
Deixa-me ver...Sim, penso que sim. Aqueles que utilizam RA12 foram especialmente bem recebidos. 12RA: Abreviatura de Realidade Aumentada. Uma técnica que sobrepõe informação virtual em imagens reais.
Penso que começou com a ideia de pedirmos a Kawamoto-san e ao seu grupo que criassem RA que utilizasse cartões, e nós criaríamos RA que não utilizasse cartões.
Ah, estou a ver. Foi por isso que a equipa de Kawamoto-san criou os Jogos RA, que utilizam Cartões RA, e a equipa de Suzuki-san criou Face Raiders, que não utiliza cartões.
Então, quase se pode chamar a ambos Jogos RA. Excetuando o facto de os produtos finais serem muito diferentes um do outro. (risos)
Sim. Realmente, acabaram por tornar-se jogos completamente diferentes. (risos) Vamos começar pelos Jogos RA criados por Kawamoto-san e companhia. Há muitas demos técnicas de RA por aí, mas, surpreendentemente, aquilo que fizeste com os Jogos RA parece-me ser bastante singular.
Tens razão. Penso que era possível ver tecnologia RA regularmente na Internet já há três ou quatro anos, mas a primeira coisa que vimos foi na biblioteca, algo que tinha sido criado pela empresa. Se bem me lembro, tinha sido feito no Departamento de Análise e Desenvolvimento de Entretenimento (EAD).
Tratava-se da demo que tinha sido baseada na investigação independente do Grupo de Design de Tecnologia do EAD, não é?
Sim. Era a demo de RA que tinha operado na Nintendo DSi. No entanto, achámos que ter algo a aparecer em cima de um cartão não era suficiente e tratámo-la como uma tecnologia entre muitas outras. No entanto, pessoalmente, pensei que tinha mais potencial.
Sim. Nessa altura, muita da RA que se podia ver na Internet era produzida por câmaras estabilizadas e ligadas a computadores de secretária. Então, pouca coisa mudou ao nível gráfico. Por isso, parecia um pouco limitado. No entanto, com uma consola portátil, podes mover a câmara e a imagem pode sofrer mudanças em várias direções. Achei que isso podia ser interessante e começámos a fazer experiências.