Miyamoto-san, podes dizer-nos como a história dos 25 anos de Super Mario Bros. começou?
Claro. Cerca de dois anos antes de Super Mario Bros., fizemos a versão arcade de Mario Bros. , mas o ecrã não deslocava, o fundo era preto e era bastante simples. Por isso decidi testar algo como Mario Bros., mas que se deslocava, tinha um fundo claro e tinha personagens maiores a moverem-se.
Oh, estou a ver. Duas pessoas podiam gostar de jogar Mario Bros. porque não se deslocava lateralmente. Mesmo que conseguisses pôr o ecrã a deslocar-se, manter múltiplas personagens no mesmo ecrã, como a jogabilidade para quatro pessoas em simultâneo em New Super Mario Bros. Wii 11, era algo que não podias fazer com a tecnologia nessa altura. 11 New Super Mario Bros. Wii: Um jogo de ação lançado para a Wii em dezembro de 2009 no Japão.
Certo. Mas no Devil World, já tínhamos conseguido mover personagens com o dobro do tamanho das de jogos anteriores.
Por outras palavras, incluíste a tecnologia de deslocação parcial de Excitebike, que te permitiu deslocar parte do ecrã, e a tecnologia de duas personagens de Devil World, que permitiu personagens com o dobro do tamanho das de Mario Bros.
Para explicar mais detalhadamente, os membros da SRD que tinham feito, por exemplo, as molas em Donkey Kong Jr. 12, também participaram no projeto Super Mario Bros. por isso incluíram imediatamente isso. 12 Donkey Kong Jr.: Um jogo de ação que apareceu nos salões de jogos em 1982. A versão para a Family Computer System (Famicom) foi lançada em julho de 1983 no Japão.
Estas especificações dizem: "Adicionar ajustes relacionados com os declives, elevações, correias transportadoras e escadas de Donkey Kong; as cordas, troncos e molas de Donkey Kong Jr.; e os ataques e movimentos dos inimigos assim como as plataformas geladas e os POW Blocks em Mario Bros.
Por isso foi mesmo a grande culminação de outros jogos. Foi no ano anterior ao lançamento da Disk System, e queríamos que fosse o último jogo lançado num cartucho. Queria incluir o mais possível que fizesse as pessoas pensar: "A Nintendo percebe mesmo de cartuchos!" e "Como é que fizeram aquilo?!"
Dado o poder geral das consolas de hoje, conseguimos apresentar quase tudo, então apenas um profissional poderá olhar para um jogo hoje e perguntar: "Como é que fizeram aquilo?" Mas nos dias dos jogos para a Famicom, as restrições de hardware eram bastante severas, e não havia muito que pudéssemos fazer. Mas contornando essas restrições e conseguindo algo de novo, o público nunca teria visto nada assim, por isso conseguiríamos mesmo impressionar os jogadores com algo novo que nunca tinham visto num jogo anterior e poderíamos fazer com que pensassem: "Como é que fizeram aquilo?"
Pois. Tentámos retirar elementos de uma variedade de jogos, mas talvez o mais importante tenha sido o Excitebike. Por exemplo, a ideia das passagens para outros mundos surgiu aí.