Olá a todos, sou Satoru Iwata, da Nintendo. Hoje celebramos o 25.º aniversário do primeiro jogo Super Mario Bros., que foi lançado a 13 de Setembro de 1985 para a Family Computer System (a versão japonesa da Nintendo Entertainment System). Com o apoio dos nossos clientes, Mario continua a saltar energeticamente para muitos ecrãs de TV ainda hoje. Agradeço sinceramente aos nossos clientes de todo o mundo o seu apoio ao longo deste quarto de século.A Nintendo lançará uma campanha para comemorar o 25.º aniversário de Super Mario Bros., acompanhada de várias entrevistas Iwata Pergunta que abordarão a história de Mario.Naturalmente, pensei partilhar com todos vós uma entrevista com Miyamoto-san, que é, afinal, o pai de Mario. Mas uma vez que Miyamoto-san é o convidado mais frequente destas entrevistas Iwata Pergunta, já tive a oportunidade de lhe perguntar tudo e mais alguma coisa. Quanto mais pensava nisso mais achava que seria melhor ter alguém a fazer as perguntas na minha vez, para vos poder apresentar uma perspectiva completamente nova.Voltando atrás no tempo, a razão pela qual iniciei esta série de entrevistas prende-se com um acontecimento do qual me apercebi quando Shigesato Itoi-san* me entrevistou para o seu site “Hobo Nikkan Itoi Shinbun”. Ao falar com ele, emocionei-me bastante quando descobri que uma conversa pode ser muito mais profunda quando te fazem as perguntas certas da forma certa. E uma vez que Itoi-san e Miyamoto-san se conhecem há muito tempo, senti que, para celebrar o 25.º aniversário, Shigesato Itoi-san seria o candidato perfeito para falar com Miyamoto-san sobre as filosofias enquanto criador, com uma perspectiva diferente da minha.Então, para dar início à campanha do 25.º aniversário, apresento-vos “Shigesato Itoi Pergunta em Vez de Iwata: 25.º aniversário de Super Mario Bros.”. Acabou por ser uma entrevista verdadeiramente longa e aprofundada. Espero que gostem. *Shigesato Itoi é um copywriter japonês, autor e designer de jogos. É conhecido pelo seu simples mas determinante trabalho em copywriting, e as suas obras influenciaram em grande medida a cultura japonesa moderna tal como a conhecemos hoje. O seu site "Hobo Nikkan Itoi Shinbun" (Almost Daily Itoi News) recebe mais de 1,5 milhões de visitas por dia e apresenta uma série de entrevistas com muitos ícones culturais incluindo Satoru Iwata e Shigeru Miyamoto da Nintendo. Junto dos gamers ocidentais, ele é mais conhecido como o criador da série Mother da Nintendo (conhecida como EarthBound nos EUA).
(olhando para imagens de Super Mario Bros.1 num ecrã gigante) Quando vejo isto de forma tão clara, sinto que é um pouco embaraçoso. 1 Super Mario Bros.: O primeiro jogo de acção Super Mario, lançado para a Family Computer (Famicom) a 13 de Setembro de 1985. O dia 13 de Setembro de 2010 marca o 25.º aniversário de Super Mario.
Não, as linhas representam o melhor que conseguimos com a tecnologia desses tempos, logo, isso não é embaraçoso.
Compreendo isso. Mas resolvê-lo é uma questão difícil. Quando leio livros que escrevi nessa altura, também sinto vergonha.
Acho que se estivesse a fazer esse jogo hoje, corrigi-lo-ia mas, de certa forma, esses locais menos aperfeiçoados fazem parte do jogo e são até bem recebidos.
Então, por exemplo, quando o realizador de um filme famoso lança esse mesmo filme desta vez com a sua edição e apresenta alterações numa quantidade de detalhes, o resultado nem sempre é melhor do que o original.
Nós os dois estamos aqui hoje porque o presidente da Nintendo, Satoru Iwata, me fez o pedido invulgar de fazer as honras e de te entrevistar por ocasião do 25.º aniversário de Mario.