A propósito dos efeitos sonoros em Super Mario Bros., o som dos saltos é outro que sobressai. Como fizeste isso? No mundo real, poderias fazer um barulho ao saltar, mas não fazes um som “♪pyoing” no ar!
Acho que estava a ser chato, a dizer: "Precisas mesmo de um som para saltar?" (risos) No fim, joguei o jogo e inventei um som que correspondia ao que estava a acontecer no ecrã.
Podíamos ter usado fruta ou uma coisa do género, mas achei que se saísse fruta em vez de tartarugas e caranguejos, os jogadores pensariam que estavam em perigo e fugiriam. Quando tentei pensar em algo que todos quereriam se o vissem, veio-me logo à cabeça o dinheiro!
As moedas apareceram pela primeira vez em Mario Bros.. É fantástico ver que permaneceram um objeto tão importante até ao recente New Super Mario Bros. Wii. Qual achas que é a razão para coisas como essa não se gastarem mesmo 25 anos após o nascimento de Super Mario Bros.?
Mas a estrutura básica tem muita coisa que se tornou a base original para jogos posteriores. E 25 anos mais tarde, muitos desses elementos ainda existem. Tal como as moedas sobre as quais acabámos de falar. Acho que deve haver uma razão para a série ainda estar viva e de boa saúde, com esses elementos velhos ainda presentes.
Em primeiro lugar, acho que é porque adequamos cada jogo Super Mario Bros. aos tempos. A operação do jogo é um exemplo de algo que é sempre diferente. Trabalhei no desenvolvimento de Super Mario Bros. 3 15 e de Super Mario World 16 como diretor, e fiz esses jogos com a sensação de que deveríamos adicionar muitas coisas. 15 Super Mario Bros. 3: Um jogo de ação lançado para a Family Computer System (Famicom) em outubro de 1988 no Japão. 16 Super Mario World: Um jogo de ação lançado em simultâneo com a Super Famicom em novembro de 1990 no Japão.
As expectativas dos jogadores para o que Super Mario Bros. faria a seguir foi um obstáculo que te esforçaste por ultrapassar.
Sim. Quando fizemos New Super Mario Bros. para a Nintendo DS 17, acrescentámos novos elementos, como o Mario gigante, mas fizemo-lo com uma atitude ligeiramente diferente da que tínhamos quando trabalhámos no Super Mario World. Para chegar a esse ponto, tínhamos adicionado muitas ideias interessantes pelo caminho, por isso achei que não havia necessidade de adicionar todos os tipos de novidades até ao ponto em que deixou de ser um jogo Super Mario Bros.. Em vez disso, achámos que seria suficiente fazer o tipo de jogo que queres jogar de novo quando falhas um salto para ultrapassares alguma coisa. 17 New Super Mario Bros.: Um jogo de ação lançado para a Nintendo DS em maio de 2006 no Japão.
Fazer asneira mas depois pensar: "Eu tento de novo" é algo que nunca mudou em Super Mario Bros..
Sim. Claro que quando estávamos a fazer Super Mario Bros. 3, era importante incluir montes de elementos novos, mas penso também que Super Mario Bros. permaneceu tão popular precisamente porque preservámos a base original.