É verdade.
Porque fazer um videojogo requer o envolvimento de muita gente. Não se trata apenas de existirem mais opiniões a ter em conta, é que toda a situação se torna mais complicada. Quando muitas pessoas se concentram na qualidade e não conseguem largar os aspectos negativos, isso não é assim tão mau porque, pelo menos, existem bastantes sugestões a serem difundidas. Mas as pessoas que tentam desempenhar o papel de mediadores também aparecem e dizem coisas como “No fim de contas, não é isso que Miyamoto-san está a dizer? Como o lado oposto da mesma moeda?”
Quando isso começa, é pior do que ser pessimista. É por isso que acho que tens de pensar como um casal antes do dia do seu casamento. Quanto mais pensam sobre o local do “copo d’água”, sobre a disposição das pessoas nas mesas e sobre as lembranças, a partir de várias perspectivas, mais complicado tudo se torna. Mas se regressarem ao ponto mais simples, o essencial é se vão ou não casar-se, certo?
Por isso, quando toda a gente diz que isto não está bem e aquilo também não está bem e quando a reacção de toda a gente é “O que é que vamos fazer?!”, a pessoa que os pode lembrar da tarefa-chave é a pessoa que consegue encontrar a solução.
Isso é verdade. Podem discordar mas têm de concordar por onde quer que dê. Algumas pessoas limitam-se a discordar sem sequer pensarem que terão de concordar eventualmente. Isso influi negativamente no processo de concretização das coisas.
Porque será? Precisarão de aprovação ou coisa do género? Acharão que se queixarem, tu ou alguém fará algo para resolver a situação?
Aposto que esse tipo de coisas acontece a toda a hora à tua volta, em relação a tudo desde questões grandes a pequenas. Como tendes a lidar com isso?
Isso é difícil. Penso que decidir sobre uma solução final é perceber o sentido de urgência, de sentir a necessidade.