Esperas mesmo muito de nós! (risos)
Hoje gostaria de fazer perguntas a dois peritos na indústria dos videojogos. O passado dia 13 de Setembro marcou o 25.º aniversário do lançamento do jogo Super Mario Bros. Graças ao apoio contínuo dos muitos fãs da série, Super Mario continua a dar frutos um quarto de século depois da sua estreia. A Nintendo está a levar a cabo uma campanha comemorativa do 25.º aniversário, para expressar gratidão a todos os que se mantiveram fiéis à série ao longo de todo este tempo. Como parte dessa campanha, gostaria de vos perguntar sobre o que vos passava pela cabeça ao testemunharem a criação de Mario, na pele de dois membros-chave da empresa que estiveram presentes quando a Nintendo passou de empresa de jogos de cartas a, inesperadamente, uma empresa de brinquedos, e depois incorporou a electrónica, transformando-se cada vez mais numa empresa de videojogos. Penso que deixar um registo disto de alguma forma para gerações futuras terá importância histórica. Foi por isso que vos pedi aos dois para se juntarem a mim nesta sessão de “Iwata Pergunta”.
Quando a Famicom (diminutivo de Family Computer, a equivalente japonesa da Nintendo Entertainment System) saiu para o mercado, Imanishi-san era chefe do Departamento de Assuntos Gerais, e posteriormente tornou-se director geral do Departamento de Comunicação da Empresa. Uemura-san estava a cargo do desenvolvimento de hardware. O cartucho amarelo de Super Mario enfiado nesta consola branca e vermelha escura estabeleceu um recorde para o número de cópias vendidas, que nunca foi batido no Japão.
No que diz respeito ao número de consolas de videojogos, as vendas da Nintendo DS ultrapassaram as da Famicom, e no que diz respeito a jogos, Wii Sports1 vendeu mais cópias em todo o mundo, mas relativamente ao número de cópias embaladas de um jogo vendido no Japão, Super Mario Bros. ainda ultrapassa em grande medida os outros jogos. 1 Wii Sports: Um jogo de desporto que inclui simulação de ténis, golfe, bowling, basebol e boxe. No Japão o jogo foi lançdo com a consola Wii em Novembro de 2006. Na Europa foi lançado com a consola Wii que chegou ao mercado em Dezembro de 2006.
Uemura-san, primeiro gostaria de te perguntar sobre o nascimento da Famicom. Como começou o seu desenvolvimento?
Que tarefa! (risos) Hmm… Por onde devo começar? Suponho que começou quando o antigo presidente da Nintendo, Yamauchi-san, me telefonou para casa. Isto é um facto. Disse que as boas vendas de Game & Watch2 não durariam muito. 2 Game & Watch: uma série que começou com Ball em 1980 e que durou até 1984, com 59 títulos lançados e 43,4 milhões de jogos vendidos em todo o mundo.
Sim. Yokoi-san3 estava à frente do Departamento de Investigação e Desenvolvimento 1, que estava a criar a série Game & Watch. O número de funcionários que tinha estava a aumentar. Entretanto, eu tinha o Departamento de Investigação e Desenvolvimento 2, cujos números estavam a descer, por isso tinha muito tempo livre e costumava ir para casa relativamente cedo. (risos) 3 Gunpei Yokoi (1941-1997): Na Nintendo, desempenhou um papel fulcral no desenvolvimento de produtos como os jogos electrónicos portáteis Game & Watch, a consola Game Boy, R.O.B. (Robotic Operating Buddy), e o jogo Dr. Mario.
Sim. (risos) Mas não havia mesmo nada para fazer! Até me perguntei se Yamauchi-san me tinha chamado por causa disso. Disse que o próximo fenómeno a rebentar seria videojogos para jogar em casa através de uma televisão e perguntou se o meu departamento os criaria. Mas jogos deste tipo já não eram novidade.
Até a Nintendo tinha lançado a TV Game 6 e a TV Game 15 4, que tinha jogos incorporados em vez de cartuchos externos. 4 Color TV Game 6 e Color TV Game 15: Lançadas no Japão em Julho de 1977. As consolas continham, respectivamente, seis e 15 jogos como ténis ou pingue-pongue.
Percebi que seria uma extensão desses mas Yamauchi-san fez várias estipulações. Disse que os jogos não seriam incorporados mas que adoptaríamos o sistema de cartuchos, que estava, na altura, a tornar-se mainstream. Para além disso, disse-me para criar uma máquina que não tivesse quaisquer concorrentes durante três anos.
A Nintendo não detinha uma arma secreta, então do ponto de vista de um engenheiro, era impossível.
Nessa altura, a Nintendo detinha uma vantagem competitiva com a série Game & Watch, e ele queria que eu reproduzisse a mesma situação com videojogos de utilização doméstica.