Kondo-san, o que procuraste fazer quando começaste a fazer a música para Super Mario Bros.? Quando se trata de Super Mario Bros., muita gente pensa no Ground Theme . Como surgiu esse tema?
Já andava a jogar o jogo desde as fases experimentais. Lembro-me que causou um grande impacto quando vi o protótipo de Super Mario Bros. pela primeira vez e a personagem jogável a mover-se nele era maior do que qualquer outra que tinha visto antes.
Muitas vezes, durante os primeiros tempos da Famicom, só te pediam para colocares o som cerca de um mês após a conclusão.
Se colocássemos o som mais tarde, o CPU não seria capaz de processar todos os dados devidamente, o que poderia constituir um problema. Então decidimos integrar som no protótipo, mesmo que fosse temporário.
Oh, certo. Usas o CPU para criar som, então quando colocavas som nessa altura, por vezes o CPU, que mal se aguentava, não conseguiria funcionar mais. Super Mario Bros. foi uma grande culminação de jogos anteriores, por isso tinhas de estar bem preparado quando se tratava do som.
Por isso comecei a trabalhar na música mas a primeira música que terminei não foi a Ground Theme.
(a ler as especificações) As notas para a Ground Theme dizem: "Above ground, Western-sounding, percussion and a sound like a whip." Isso não se assemelha nada à canção verdadeira! (risos)
Mas diz também para tornar a superfície divertida, o que é correto. E diz que a música deveria ser um pouco mais sinistra e ter sons de “bolhas” debaixo de água.
Foi fácil imaginar o que a Underwater Theme deveria ser. Isso foi fácil de fazer, por isso foi a primeira música que terminei. Depois fiz a Ground Theme, e tal como disse na sessão de Iwata Pergunta - Super Mario All-Stars, a primeira versão que fiz não resultou muito bem.
Certo. Tentei igualá-la ao céu azul e às folhagens no fundo, mas não correspondia ao ritmo dos saltos e correrias de Mario, por isso as pessoas diziam que havia ali qualquer coisa mal.
Eu disse que algo não estava bem na primeira música, mas decidimo-nos imediatamente pela seguinte.