Yoshida-san, o que te fez querer desenvolver videojogos?
Mas, normalmente, os irmãos mais novos não conseguem vencer os irmãos mais velhos. Quando és pequeno, uma pequena diferença de idades pode significar muito.
Isso costuma ser verdade, mas as aulas do meu irmão mais novo acabavam mais cedo do que as minhas, então ele chegava a casa mais cedo e enfiava-se no quarto do nosso irmão mais velho a jogar.
Sim. Ele vencia-me sempre. Depois, quando o nosso irmão mais velho chegava a casa, gritava para nós sairmos do quarto. (risos)
Mesmo que quisesse vencer o meu irmãozito, não conseguia, então pensei que se fizesse um videojogo, podia fazer níveis difíceis que ele não conseguiria terminar.
Embora fosse ainda uma criança, comecei a inventar um monte de coisas e a comprar papel quadriculado para desenhar níveis de jogos e mapas de RPG. Depois, quando o RPG Maker16 saiu, comprei-o e tentei fazer o meu próprio vidoejogo. 16RPG Maker: Software lançado para a ENTERBRAIN, INC. que permite aos utilizadores criarem os seus RPG. Muitas versões já foram lançadas para a série, incluindo edições para computadores pessoais, a Super Famicom, a Nintendo DS e outros dispositivos.
Jogar videojogos é, claro, divertido, mas quando despertas para o prazer de os fazer, é um prazer bastante diferente do que o que sentes quando estás a jogar.
Sim. Os meus olhos estavam realmente abertos para isso. Enquanto jogava, olhava para o meu amigo e pensava: “Ah, tal como eu pensava, ele não consegue avançar a partir daqui...“