Por que achas que Super Mario continuou a ser uma personagem central nos videojogos durante tanto tempo?
Essa é uma questão difícil, mas acho que envolve uma construção de confiança. Os que jogaram Super Mario quando eram crianças agora já têm os seus próprios filhos, e quando os seus filhos dizem que querem comprar o próximo jogo Mario que vai ser lançado, os pais não hesitam em comprá-lo. Acho que é porque os clientes têm a impressão de que será sempre uma compra segura.
Concordo. Ao longo destes 25 anos, têm existido diferentes gerações que cresceram a jogar estes jogos e eles poderão lembrar-se de ficarem viciados quando eram miúdos, ou sentir-se muitos nostálgicos. E ouvi muitas pessoas da geração Famicom dizerem que quando compraram New Super Mario Bros. para a Wii, podiam jogar com os seus filhos.
E não é sempre a mesma coisa. Como falámos há pouco, estamos sempre a inventar inovações e alterações.
O que significa que as pessoas que jogaram há muito tempo podem comprar um novo jogo Mario e surpreenderem-se ou entreterem-se com os novos elementos de jogabilidade; e isto acrescenta uma nova camada de confiança. E aposto que as crianças de hoje podem divertir-se com os jogos Mario da primeira geração.
É verdade. A juventude de hoje pode jogar jogos Mario de há muito tempo atrás, enquanto a geração Famicom pode pegar num jogo Mario novo e jogá-lo imediatamente. Estava a falar com Sugiyama-san noutro dia quando participámos na entrevista Iwata Pergunta - Super Mario All-Stars e ele disse-me que assim que tirou o Mario All-Stars do armário e começou a jogá-lo pela primeira vez em anos, os seus dedos “lembraram-se” imediatamente de como jogar.
Gosto de pensar que é como andar de bicicleta. Quando aprendemos a andar, em crianças, caímos inúmeras vezes mas acabamos por lhe apanhar o jeito. Depois quando subimos para uma ao fim de vários anos, lembramo-nos imediatamente de como o fazer. Acontece o mesmo com os jogos Mario: ao fim de dez ou até mesmo 25 anos sem jogar, conseguimos saltar para a “bicicleta” como se fosse ontem.
Por exemplo, mesmo que de repente a bicicleta tenha três guiadores, continuas a saber pedalar se queres andar para a frente.
Mesmo que a bicicleta seja muito rápida, ou mesmo que seja muito velha e rebaixada, o teu corpo lembra-se que se pedalares é certo que andarás para a frente.
Certo. Alguns elementos do jogo nunca mudam, tal como o mastro de que falávamos há pouco, e o esquema de controlo básico é feito de forma a que os teus dedos se possam “lembrar” de como jogar um jogo Mario de qualquer geração. Acho que isso dá aos jogadores uma sensação de nostalgia – ser capaz de jogar da mesma forma que antes. E para as pessoas que quiserem andar numa bicicleta toda moderna, tipo todo-o-terreno, será como pegar num jogo Mario em 3D, e quando o jogarem verão que também se trata de avançar para chegar à meta.
Até a geração mais jovem que jogou apenas jogos Mario mais recentes poderá pegar num jogo Mario antigo e saber jogá-lo imediatamente. Diria que a tua "teoria da bicicleta" é bastante convincente, Koizumi-san. Obrigado por isso. Gostaria de terminar este assunto perguntando-vos a todos como estarão envolvidos em Mario no futuro, e em que gostariam que os jogos Mario se tornassem a partir daqui. Comecemos por ti, Kimura-san.