Todos cresceram com Super Mario Bros. enquanto jogadores mas posteriormente tornaram-se criadores de videojogos. Como aconteceu isso?
Quando andava na Universidade, envolvi-me na rodagem de um filme, e às vezes, à espera das filmagens, competia com os artistas em jogos para a Nintendo 64, e era divertido. Fazia parte da geração Super Famicom, então já jogava videojogos há séculos, mas todos os jogos para a Nintendo 64 eram divertidos. Queria, se possível, trabalhar para a Nintendo e desenvolver produtos divertidos como esse.
Inicialmente queria ser designer. Os jogos em 3D estavam a ganhar popularidade, e eu tinha estudado 3D enquanto rodava filmes. Quando entrei para a Nintendo, queria ser designer de 3D mas assim que entrei na empresa, (Takashi) Tezuka-san9 disse que queria que eu trabalhasse no planeamento. 9Takashi Tezuka: Diretor Geral do Departamento de Desenvolvimento de Software do Departamento da Nintendo. Um dos criadores de Super Mario Bros..
Se calhar a minha arte não era assim tão boa. (risos) O primeiro jogo em que trabalhei foi Super Mario Advance 4: Super Mario Bros. 310 para a Game Boy Advance. 10Super Mario Advance 4: Super Mario Bros. 3: Um jogo de ação lançado para a Game Boy Advance em julho de 2003 como “remake” do Super Mario Bros. 3, originalmente para a Famicom.
Sim. Mas o jogo já estava quase terminado e o que restou foi a deteção de bugs e o surgimento de ideias para novas formas de jogar para o Card e-Reader Plus .
O e-Reader11 era um periférico para a Game Boy Advance que lia cartões com códigos de barras 2D. O cartão e-Reader Plus era um modelo mais novo que se podia ligar à GameCube e a outras consolas Game Boy Advance. 11Card e-Reader: Um acessório para a Game Boy Advance lançado no Japão em dezembro de 2001. Este dispositivo lia códigos de barras 2D impressos em cartões eletrónicos, permitindo ao jogador desfrutar de minijogos e adicionar novos dados. O Card e-Reader Plus, que se podia ligar à Nintendo GameCube e a outras consolas Game Boy Advance, foi lançado no Japão em junho de 2003.
Sim. Não tinha grande jeito para videojogos, mas (Shigeyuki) Asuke-san13, que mais tarde dirigiu o New Super Mario Bros. Wii, tomou conta de mim. Contudo, Asuke-san tinha expetativas altas para a qualidade dos videos de Super Skills. Ele dizia: “Tens de ir mesmo ao centro do cano!” e: “Não saltes mais do que o necessário aqui!” E depois, quando achava que tinha feito um bom trabalho, ele deitava tudo abaixo dizendo que não parecia que tinha sido jogado por uma pessoa real. 13Shigeyuki Asuke faz parte do Departamento de Desenvolvimento de Software, na Divisão de Análise e Desenvolvimento de Entretenimento.
Parecia tão descomplicado que não parecia que alguém o tivesse jogado! (risos) Ouvi dizer que as exigências de Asuke-san eram tão rígidas que alguém do staff chegou mesmo a verter uma lágrima.
Todos falavam dos Hint Movies em New Super Mario Bros. Wii, mas estávamos apertados de tempo, e diziam-nos para os deixar de fora. Mas devido à minha experiência de há sete anos atrás, achei que eram uma mais-valia, então, mesmo que fosse difícil fazê-los, achei que deveríamos incluí-los.
A tua experiência a chorar quando Asuke-san trabalhou neles sete anos antes conduziu aos Hint Movies em New Super Mario Bros. Wii.