Sim, nessa altura existiam "obstáculos” em vez de “inimigos”. Lembro-me que usámos esse termo quando transpusemos a versão arcade de Donkey Kong 6 para a Famicom. Inicialmente era "coisas que se põem no nosso caminho." 6 Donkey Kong: Um jogo que apareceu nos salões de jogos em 1981. A versão para a Family Computer System (Famicom) foi lançada em 1983 no Japão.
Chamávamos-lhes “ojamamushi” (chatices). Mas uma vez, ao fazer a interpretação para pessoal dos escritórios de outros continentes, alguém perguntou que tipo de inseto (mushi) é um ojamamushi. Era uma questão séria e eu não fazia ideia de como responder.
Ou “shogaibutsu” em japonês. E porque Nakago-san guardou tudo isto, 25 anos mais tarde descobrimos bastante. (risos)
Hmm, neste ponto ele não voa propriamente num foguetão mas sim numa nuvem. Isto foi escrito por volta de que altura? Não há nenhum selo com a data.
Tezuka-san era novo na altura mas dizia sempre o que queria, do género: "Quero voar pelos céus numa nuvem." E eu dizia-lhe para o desenhar!
Tezuka-san, entraste para a Nintendo em abril de 1984, no ano após o lançamento da Famicom.
Super Mario Bros. ficou concluído no teu segundo ano na empresa, por isso, quando os primeiros planos foram desenhados, vocês os dois ainda eram novos no vosso primeiro ano.
Nessa altura, antes da chegada de Tezuka-san, era eu que tratava de todo o design, então foi uma grande ajuda ter mais um designer. (risos) Quando eles entraram, estava a meio de Devil World 7, por isso pedi-lhes para me ajudarem com isso. 7 Devil World: Um jogo de ação lançado para a Family Computer System (Famicom) em outubro de 1984 no Japão.
Depois disso, Nakago-san e eu trabalhámos juntos no Excitebike .8 Pedi ao Tezuka-san para polir os meus designs, e começámos no Kung-Fu9, mas Tezuka-san... 8 Excitebike: Um jogo de corridas de perspetiva lateral lançado para a Family Computer System (Famicom) em novembro de 1984 no Japão. 9 Kung-Fu: Um jogo de ação lançado para a Family Computer System (Famicom) em junho de 1985 no Japão.
Sim. Mas houve uns antes de nós, como Hirokazu Tanaka10, que faziam a música juntamente com a programação. 10 Hirokazu Tanaka: Hirokazu Tanaka trabalhou na Nintendo como compositor e foi responsável pela música de inúmeros títulos, incluindo Balloon Fight, Dr. Mario e Earthbound. Atualmente é o presidente da Creatures Inc.