O que é que aconteceu na PlatinumGames para te levar a trazer o projeto até à Nintendo pela segunda vez? Estou a partir do pressuposto de que não deve ter sido fácil para ti reescrever o plano.
É verdade. No que diz respeito à PlatinumGames, o projeto girava totalmente em torno das personagens e, então, interrompemo-lo durante algum tempo porque sabíamos que ia ser difícil caso não conseguíssemos a autorização da empresa. Kamiya até esteve a trabalhar noutro projeto durante uns tempos.
Mas havia vários fatores relacionados com esse novo projeto que, eventualmente, nos levaram a deixá-lo em águas de bacalhau. Por isso, quando Kamiya e eu discutimos o que devíamos fazer a seguir, ele pressionou-me dizendo que queria mesmo fazer aquele outro projeto.
Após termos revisto vários fatores, decidimos manter a jogabilidade que tínhamos proposto inicialmente e criámos uma demo num PC na qual substituímos as personagens existentes por super-heróis e trouxemo-la até à Nintendo.
Quando o projeto começou, as personagens eram mais parecidas como as de Viewtiful Joe11, como os super-heróis obscuros dos livros norte-americanos de banda desenhada. Gostava imenso desse tipo de arte e achei genuinamente que podíamos seguir esse caminho.11. Viewtiful Joe: Um jogo de ação de deslocação lateral lançado pela Capcom para a Nintendo GameCube no Japão em junho de 2003, e na Europa em outubro do mesmo ano. O jogo incluía a singular «VFX Action» que permitia que o utilizador controlasse o tempo e o espaço, bem como gráficos únicos ao estilo dos livros norte-americanos de banda desenhada.
Como Matsushita-san adora jogos de ação, mostrei-lhe o plano e perguntei: «Este projeto vai ser muito interessante. Não queres trabalhar comigo nele?» E, imediatamente, ele disse algo como: «As imagens são demasiado obscuras. Os miúdos do ensino básico não vão achar graça.»
Disse isso, é verdade. (risos) Estava convencido de que tínhamos de mudar esse aspeto. Mas não podia limitar-me a dizer: «Isto parece-se demasiado com um livro de banda desenhada obscura, por isso, não serve» ao tipo que já tinha feito um jogo nesse estilo, não é?!
Como tinha ouvido dizer que a malta da PlatinumGames era bastante exigente, tivemos imensas discussões dentro da empresa sobre como haveríamos de lhes transmitir a ideia e se não deveríamos antes dar prioridade ao conceito da PlatinumGames e avançar com isso.
(Virando-se para Kamiya-san) Dizes isso como se tivesses logo concordado com tudo, mas ainda discutimos um bom bocado, não foi?
E Inaba-san, que já conhece Kamiya-san há bastante tempo, viu isso e percebeu que aquilo era o calcanhar de Aquiles de Kamiya.