Antes de o apresentarmos na E3, tivemos algumas versões diferentes. Os super-heróis estavam bastante mais espalhados na versão que tínhamos na altura, e também contava com alguns elementos de estratégia13. Além disso, colocámos uma enorme ênfase na ação de fazer os heróis chocarem contra algo para adquirirem uma forma. E houve uma altura em que os seus Unite Attacks não eram tão importantes como são agora.13. Estratégia: Um género de jogos de simulação.
Naquela altura, a primeira impressão de muita gente foi que o jogo parecia Pikmin14, quando, na verdade, são dois títulos completamente diferentes.14. Pikmin: Um jogo de ação em que procuras um tesouro trazendo contigo criaturas estranhas chamadas Pikmin. O primeiro jogo foi lançado para a Nintendo GameCube no Japão em outubro de 2001, e na Europa em junho de 2002. O último jogo da série, Pikmin 3, foi lançado para a Wii U em julho de 2013.
Como é um jogo em que levas um grupo enorme de personagens contigo, experimentámos uma data de abordagens diferentes para ver quais eram as possibilidades. Fizemos e desmontámos o jogo vezes sem conta para tentar perceber que elementos deveríamos juntar para criarmos a jogabilidade ideal.
Não foi lá muito bom. Foi como se andássemos à toa. Nós sabíamos que tínhamos os alicerces do jogo, mas não conseguíamos usá-los para nos levarem a algum lado.
Mas, no que diz respeito à Nintendo, como era a primeira vez que estávamos a colaborar com a PlatinumGames, acho que houve uma altura em que devemos ter pensado: «A PlatinumGames mostrou que consegue resultados sozinha. Por isso, devíamos respeitar a empresa e descobrir o seu valor.» Então, demos um passo para trás e limitámo-nos a acompanhar o progresso.
Houve essa altura. Apesar de termos chegado a um ponto em que tivemos mesmo de dizer alguma coisa. Então, tivemos imensas reuniões sobre como haveríamos de abordar Kamiya-san diretamente.
Achei que vocês viriam ter comigo e dizer algo como: «Fizemos alguma investigação no domínio dos utilizadores e recebemos estes resultados. Por isso, queremos que alteres o jogo para que se adeque a esta informação.»