Então qual é o ponto-chave de venda?
O maior é a jogabilidade para quatro pessoas em simultâneo e a forma como os jogadores podem entrar e sair da ação a qualquer momento. O jogo para quatro pessoas em simultâneo fazia parte dos primeiros três jogos de Kirby perdidos e desta vez conseguimos fazê-lo.
“Múltiplos jogadores num jogo de deslocação lateral” é algo que Miyamoto-san queria fazer há já muito tempo. Já tínhamos tentado algumas vezes com Mario e Luigi, como em Mario Bros.18 Finalmente atingimos quatro jogadores para Mario com New Super Mario Bros. Wii19, e agora, ao fim de 11 anos de voltas e reviravoltas, concretizou-se para Kirby. 18Mario Bros.: Um jogo de ação que apareceu nos salões de jogos em junho de 1983. 19New Super Mario Bros. Wii: Um jogo de ação para a Wii lançado em dezembro de 2009 no Japão. O primeiro jogo Super Mario Bros. a incluir um modo multijogadores para quatro pessoas.
Sim. Adoro Mario, mas queria fazer algo um pouco diferente de New Super Mario Bros. Wii. Com ele, regressas ao mapa do mundo e configuras o Comando Wii para aumentar os jogadores. As especificações são apelativas e é muito estável mas perguntei-me se não podíamos fazer alguma coisa menos drástica e usei o sistema de ajuda de Kirby Super Star Ultra como referência.
Primes Select e uma referência a Helper aparece para uma habilidade que tenhas inalado. Esse sistema Helper deriva de uma sugestão que Miyamoto-san fez uma vez quando (Masahiro) Sakurai-san20 e eu fomos a Quioto para uma reunião. 20Masahiro Sakurai: Representante da SORA, Inc. e designer de jogos. Durante o seu tempo na HAL Laboratory, Inc., envolveu-se na criação de jogos como as séries Kirby e Smash Bros...
Correto. Achei espetacular. Permitir que novos jogadores entrem e saiam em qualquer altura foi bastante difícil mas desde que tenhas o Comando Wii, toda a gente se pode juntar imediatamente. É revolucionário e resultou em desenvolvimentos do jogo que permitem aos jogadores desfrutarem de jogabilidade agressiva.
São novos itens que Kirby transporta depois de lhes tocar. É um sistema semelhante ao de Kirby 64: The Crystal Shards, mas é a primeira vez na série que, ao contrário das Copy Abilities, podes transportar itens especiais e efetuar ações.
Essa configuração é semelhante a itens como os da série Super Smash Bros.21. Está muito bem feito. Tinham dito aos programadores: “Primeiro façam um jogo para uma só pessoa”, depois passou para: “Bem, na verdade, temos outra coisa em mente” e no fim os programadores estavam a pensar: “Queremos tornar possíveis quatro Kirbys!”. Foi um mero acaso estarem de acordo em relação a isto? 21Série Super Smash Bros.: Uma série de jogos de ação e lutas desenvolvida pela HAL Laboratory e lançada pela Nintendo. O primeiro jogo foi lançado para a Nintendo 64 em 1999, no Japão.
Hmm, deveria usar esta oportunidade para pedir desculpa por uma coisa. Queríamos muito fazer um jogo para quatro pessoas. Mas ao início, disseste que devíamos começar por fazer um jogo para uma só pessoa. Então, logo no início do projeto, concordámos secretamente com a HAL Laboratory em fazê-lo um jogo multijogadores, eventualmente. Por outras palavras, partilhámos um desejo de o expandir para quatro jogadores. Preparámo-nos para o dia em que não precisaríamos de nos preocupar mais com isso enquanto jogo para uma única pessoa e em que pudéssemos usar jogabilidade para vários jogadores. Foi por isso que correu tão bem quando começámos a falar seriamente sobre os quatro jogadores.