Agora gostaria de falar com os que desempenharam esse papel.
OK. Sou o Hiroaki Nakano e trabalhei na programação. Criei os vários sistemas necessários para fazer com que Kirby se movesse. E enquanto líder, coordenei todos os programadores.
A personagem de Kirby tem muitas jogadas, como inalar coisas e copiar habilidades, então o sistema básico da programação tende a ficar complicado. Ficaram ressentidos com as especificações?
As especificações eram complicadas, mas não ficámos ressentidos. (risos) Os programadores tiveram de puxar pela cabeça mas não houve nenhuma mudança dramática inesperada, e os programadores trabalharam arduamente para que conseguíssemos terminá-lo. Quando se trata de programação, a jogabilidade para quatro jogadores em simultâneao constituiu um desafio enorme.
Mais do que as dificuldades que programar a personagem de Kirby implicou, tiveram de fazer um título jogável por até quatro pessoas.
Antes, quando fizemos Kirby’s Adventure 10, fizemos o sistema de Copy Abilities pela primeira vez, mas quando consultei o Suga-san11, que era o programador principal e o líder, ele disse uma coisa de que vou lembrar-me para o resto da vida: “Vamos mesmo fazer isto...?” 10Kirby’s Adventure: Um jogo de ação lançado em março de 1993, no Japão, para a Famicom. 11Hiroaki Suga: Produtor de Kirby’s Adventure Wii.
Visto a partir do desenvolvimento na era Famicom, acho que quis dizer que a quantidade de trabalho envolvida seria igual à de vários jogos e essas dificuldades na programação continuaram até aos tempos de hoje, como uma espécie de tradição de Kirby. E desta vez é para vários jogadores.
Sim. Há pouco mencionei que não houve nenhuma mudança inesperada mas ao início ninguém mencionou a jogabilidade para quatro pessoas em simultâneo. Enquanto programador, tinha a cabeça nas mãos (risos), mas faz sentido que os jogadores quisessem jogar em simultâneo com os seus amigos.
Para ser sincero, pensei que seria difícil ter toda a gente a jogar na pele de Kirby, a inalar e a copiar.
Se os programadores tivessem dito que era impossível, eu teria desistido, mas Nakano-san pensou durante um momento e disse, com naturalidade, que era possível. Tal como tu disseste em tempos, Iwata-san! (risos)
A lenda dos programadores que nunca dizem que não continua. (risos) (Nota do editor: Esta “lenda” refere-se a uma entrevista anterior. Nesta entrevista realizada pelo redator e ensaiista Shigesato Itoi a Iwata, este mencionou que se um programador dissesse “não”, seria muito difícil que as ideias seguissem em frente. O texto completo está disponível online em japonês, no site de Itoi-san “Hobo Nikkan Itoi Shinbun” (periódico de Itoi)
Sim. (risos) Estou aliviado por termos feito com que quatro jogadores pudessem desfrutar de Kirby.