Obrigado por teres esperado, Yamagami-san.
Este é o primeiro jogo Kirby em que trabalhas em 11 anos. Podes dizer-nos o que pensaste quando tu e Hattori-san se envolveram no projeto e o que achaste que dirias à equipa para o concluíres?
Claro. Quando me falaram disto pela primeira vez, não conseguia perceber porque é que os três jogos anteriores tinham sido cancelados. Pensei que se conseguisse descortinar esse mistério, conseguiria inventar uma medida contra ele. Mas quando olhei para cada um dos jogos, vi que estavam todos concluídos. Mesmo tendo reunido informação relativa à razão pela qual foram cancelados, não consegui perceber muito bem. Então parei de procurar a razão e decidi trabalhar com as partes que já existiam. Depois recrutei a Hattori-san, que tem jeito para alinhar partes.
Exato. E depois eu juntei (Kazuhiro) Yoshikawa-san12, que é bom a jogos de ação, e juntei os dois. Quando o desenvolvimento começou, uma vez que as três tentativas anteriores tinham sido canceladas, nós os três éramos muito rigorosos no que diz respeito a tentar transmitir à HAL Laboratory exatamente o que tinham em mente. Acima de tudo, queríamos um produto que fosse colocado à venda. As reuniões começaram por volta de março do ano passado e nessa altura fomos bastante claros ao dizer que iríamos colocá-lo no mercado em agosto ou setembro do próximo ano. “Já está decidido, por isso temos mesmo de o terminar.” 12Kazuhiro Yoshikawa: Departamento de Desenvolvimento de Software, Divisão de Análise e Desenvolvimento de Entretenimento.
Certo. Em vez lhe darem o conceito geral logo ao início, primeiro dissemos: “Façam um jogo para um só jogador.” Sabíamos que queríamos, definitivamente, um jogo para quatro pessoas mas pensámos que pôr tudo em cima deles seria uma enorme sobrecarga, então preferimos que se concentrassem num jogo para jogador único ao início, e depois introduzimos gradualmente o elemento para vários jogadores. Depois tentámos expressar-nos o melhor possível em relação às especificações feitas, dizendo: “Já chegámos até aqui” e “Considerando a fase em que estamos, tem muito bom aspeto.”
OK, Hattori-san. Não trabalhaste neste jogo durante o tempo todo, então como te sentiste, de repente, quando te deram para as mãos um montão de partes e te pediram para fazeres alguma coisa com elas?
Comecei sob nuvens ameaçadoras. Toda a gente na empresa me dizia que os três jogos tinham ficado incompletos e nada havia sido acabado há mais de dez anos, então senti-me...ameaçada. (risos)
Ao início estava um pouco assustada. Pensei: “Vou trabalhar toda a noite para ganhar ímpeto!” Mas quando comecei, vi que nunca tinha trabalhado num projeto que pudesse deixar para os criadores com tanta segurança.
Desde as primeiras reuniões que estava confiante de que ia tudo correr bem. Pensei que isto iria definitivamente ficar concluído, que era impossível não ficar.
Oh, suponho que sim. (risos) Mas não conseguia lembrar-me de uma razão para que isso não acontecesse. E isso não foi só uma conclusão lógica, foi por causa da exuberância da equipa. Quer dizer, após três falhanços, os seus olhos brilhavam!
Porque estávamos certos, logo desde o início, de que não teriam qualquer problema em concluir o resto. Os componentes básicos de um jogo Kirby tinham-se acumulado ao longo dos últimos 11 anos, então pudemos sentir essa confiança neles.