Finalmente está pronto. (risos)
Foste para a Nintendo quando eu estava na HAL Laboratory2 há cerca de quatro anos, então já passaram cerca de 11 anos. 2HAL Laboratory, Inc.: Uma empresa criadora de videojogos. Também se pode chamar “Haruken”, uma abreviatura do nome em japonês.
OK. Sou o Shigefumi Kawase, o produtor deste jogo. Em primeiro lugar, deixa-me agradecer a todos os que têm estado à espera. Finalmente fizemos outro jogo Kirby para uma consola doméstica.
Passaram 11 anos desde o último jogo completamente novo na série principal de Kirby. (Nota do editor: a série Kirby principal refere-se ao conjunto de jogos que, em japonês, têm "Star Kirby" no título. Nestes jogos, Kirby usa a sua Copy Ability que lhe permite inalar inimigos para absorver os seus poderes.)
Sim. Vou começar por apresentar-me: inicialmente era designer numa equipa chamada Jack’s Beanstalk3 e trabalhei em jogos como Pokémon Snap" onclick="MLHelper.showImage('/NOE/images/interview_content/ia_kirby_wii_slide001.jpg', 'Pokémon Snap',500,349); return false;" href="javascript:void();">Pokémon Snap4. Agora sou produtor em Tóquio. Em relação a esse hiato de 11 anos entre os jogos Kirby para consolas domésticas, logo após Kirby 64: The Crystal Shards 5, começámos imediatamente a trabalhar num novo jogo Kirby. Foi na era da Nintendo GameCube, e foram mostradas imagens na E3.6 3Jack’s Beanstalk: Uma equipa de projetos da Nintendo em colaboração com a HAL Laboratory. Fundada em 1999. 4: Um jogo de ação lançado para a Nintendo 64 em março de 1999 no Japão. 5Kirby 64: The Crystal Shards: Um jogo de ação lançado para a Nintendo 64 em março de 2000 no Japão. 6E3 (Electronic Entertainment Expo): Uma feira de videojogos que se realiza todos os anos em Los Angeles.
Oh, mas não é verdade, acredita! (risos) Depois disso nunca foi atualizado, e estou certo de que algumas pessoas se perguntavam: “O que aconteceu àquele jogo?”. Para alguns, tinha-se tornado um objeto de mistério.
Sim. Na verdade, existem três jogos Kirby perdidos. O primeiro é aquele cujas imagens foram mostradas na E3. Era um jogo Kirby baseado no conceito de jogabilidade simultânea para quatro pessoas. Foi quando me apercebi do quão difícil era fazer um jogo que servisse tanto para um jogador como para vários.
Se tivesse sido lançado, teria sido logo após o lançamento de Kirby Air Ride .7 7Kirby Air Ride: Um jogo de ação e corridas lançado para a Nintendo GameCube em junho de 2003 no Japão.
Exato. O segundo foi uma experiência com jogabilidade extremamente desafiante em que Kirby estava num espaço 3D e permitia aos jogadores moverem-se livremente. Mas, infelizmente, não conseguimos atingir a qualidade que queríamos e nunca chegou a ser concluído. O terceiro envolveu um Kirby animado, tal como um livro cujas imagens saltam ao abrires a página. Renovámos as Copy Abilities e tentámos dar-lhe mais força. Passámos 11 anos...a fazer e a abandonar estes três jogos.
Durante esse tempo, foram mostradas imagens e as datas de lançamento não chegaram a ser anunciadas. Depois a Nintendo GameCube mudou para a Wii. Miyamoto-san diz que os videojogos são uma coisa que nunca chegas a concluir realmente. É difícil quando um jogo se recusa a ganhar forma.
Queríamos lançá-lo quando os fãs queriam, mas ou o movimento não me parecia bem ou queríamos oferecer ao jogador uma surpresa maior, e não conseguimos dar-lhe uma forma final. Experienciámos essa dificuldade durante 11 anos.
Compreendo. A seguir és tu, Kumazaki-san. Podes falar-nos do teu envolvimento e da tua história na série Kirby?
Claro. Sou o Shinya Kumazaki, diretor de Kirby’s Adventure Wii. Estive envolvido principalmente na supervisão geral do jogo e nos seus ajustes. Também participei na escrita da história e do texto do jogo. Estou feliz por estar aqui.