Hattori-san, já tinhas jogado a série Kirby antes?
Tinha jogado o primeiro Kirby’s Dream Land 13, Kirby’s Adventure, e Kirby Super Star Ultra. São os três da série principal que tinha jogado. 13Kirby’s Dream Land: Um jogo de ação para a Game Boy lançado em abril de 1992 no Japão. O primeiro jogo da série.
Eu sei. São tão diferentes como para The Legend of Zelda e Super Mario Bros. Mas toda a gente acha que a sua ideia da essência de Kirby é a correta! (risos)
Sinto que Kirby contém muito. Afinal, ele consegue inalar quase tudo, então qualquer coisa serve! (risos)
Concordo! O seu aspeto e as suas habilidades estão sempre a mudar, o que deveria ser o seu maior atributo. Mas ele não precisa de se transformar e pode andar por aí só a fugir de inimigos. Essa flexibilidade faz parte de Kirby. Penso que uma expressão que resume a essência de Kirby é:“Tudo é possível”. Penso que independentemente do que adicionemos ou retiremos, Kirby é Kirby, então não insisto numa coisa em particular. O que cada pessoa pensa está, provavelmente, certo, então penso que a essência de Kirby é aquilo não definido que ao mesmo tempo não muda.
Em jogos como Kirby’s Dream Course 14, Kirby Tilt 'n' Tumble 15 Kirby Mass Attack 16, Kirby pode fazer qualquer coisa, dependendo dos materiais do jogo. Então, penso que a essência de Kirby é que o jogador é capaz de se transformar naquilo que quiser, quando quiser. 14Kirby’s Dream Course: Um jogo de ação para Super Famicom lançado em setembro de 1994 no Japão. 15Kirby’s Tilt ’n’ Tumble: Um jogo de ação para a Game Boy Color lançado em agosto de 2000 no Japão. 16Kirby Mass Attack: Um jogo de ação em grupo para a Nintendo DS lançado em agosto de 2011 no Japão.
À primeira vista, tem um grande apelo e engloba um público vasto, mas podes desfrutar de ação a valer. Muito do apelo de Kirby reside na sua aparência engraçada e fofa, mas a ação é surpreendente, o cenário é profundo e o desenvolvimento é emocionante. Penso que a essência de Kirby reside no seu apelo vasto e na forma como tanto adultos como crianças podem desfrutar da sua profundidade. Quando fazemos um jogo, temos o cuidado de fazer um jogo fácil durante a primeira parte e de ir aumentando a tensão na segunda metade.
Esta não é uma forma de o dizer muito típica de um criador mas, para mim, Kirby é entusiasmo! Foi essa a minha impressão enquanto criança a jogar Kirby. Surpreendeu-te e estimulou a tua imaginação, então pensaste: “O que é isto?!” e “Kirby também consegue fazer isso?!” Quando jogas, o teu êxtase vai crescendo. Para mim, é essa a essência de Kirby.
Tal como Hattori-san, penso que Kirby se resume a tudo ser possível. Existem elementos de jogabilidade mais fáceis para crianças pequenas e muitos elementos de diversão para jogadores hardcore como eu.
Uma vez que as pessoas que jogam jogos tão ou mais desafiantes também podem chegar ao objetivo facilmente num jogo Kirby, deve haver um elemento que permita aos jogadores jogarem livremente de várias formas ao seu próprio nível ou grau de experiência.
Sim. Há muitas formas de concluir um mapa. Os criadores imaginam uma solução específica mas divertimo-nos muito na equipa quando alguém diz “Sabias que também existe esta forma?” Outra caraterística é a grande variedade de Copy Abilities.