Desta vez, os jogos têm lugar dois anos depois. Dado que não criaram o cenário do zero, tiveram dificuldade em alcançar o equilíbrio certo entre a novidade e os jogos anteriores?
Sim. Vai ser uma novidade para quem estiver a jogar pela primeira vez. E, para quem jogou os jogos anteriores, vai poder voltar a ver o mundo, mas de um ponto de vista diferente. Nos jogos anteriores, a equipa adversária Team Plasma encontrava-se em desacordo devido a divergências de pensamento, e eu tinha muito interesse na forma como cada pessoa da equipa via a região de Unova, e queria contar uma história de um ponto de vista diferente do que foi utilizado nos jogos anteriores.
Nos jogos da série Pokémon há sempre jogadores que estão a jogar pela primeira vez, bem como outros que já jogam desde que a série apareceu. Por isso, tivemos de encontrar um equilíbrio delicado para as explicações introdutórias. Mas esta foi a primeira que fizeram sequelas a sério e, por isso, não tinham nenhum modelo.
Como é natural, toda a equipa da GAME FREAK sabe tudo o que há para saber sobre Pokémon. Não é difícil fazer um jogo e tentar imaginar como se sentirão as pessoas que o vão jogar pela primeira vez?
Outra das coisas que fizemos desta vez – e que, por qualquer razão, nunca tínhamos feito – foi pôr um centro Pokémon17 na primeira cidade. 17 Centro Pokémon (funcionalidade do jogo): Um edifício em que se pode curar os Pokémon feridos e manter os Pokémon com os quais não estão a jogar ativamente armazenados.
Com um jogo completamente novo, tens de explicar uma data de coisas logo no início, o que significa que se demora mais tempo a chegar ao mundo do jogo. Mas, como estes jogos são sequelas, ter um centro Pokémon no início ajuda os novatos e quem já jogava a série a divertir-se à medida que vai aprendendo sobre o mundo do jogo num curto período de tempo. Assim, a história também vai avançando a um bom ritmo.
Vamos ter dois tipos de jogadores em Pokémon Black Version 2 e Pokémon White Version 2: aqueles que estão a jogar pela primeira vez ou pela primeira vez em algum tempo, e aqueles que jogaram os títulos anteriores. Ishihara-san, o que dirias para atrair cada um destes tipos para Pokémon Black Version 2 e Pokémon White Version 2?