Masuda-san, no início referiste uma mecânica de jogo que não coube em Pokémon Black Version e Pokémon White Version. O que era?
Quando completavas o jogo, recebias uma espécie de chave. Era uma mecânica através da qual eras capaz de desbloquear o outro jogo. Depois, graças a isso, quando jogavas o segundo, passavas por uma experiência diferente.
Ao receber a chave, a tua motivação para jogar e a tua experiência de jogo mudam.
Sim. Queríamos criar um mecanismo segundo o qual, quando tivesses jogado um jogo, podias jogar o outro de uma forma mais profunda, como, por exemplo, com o aparecimento de Pokémon ligeiramente mais fortes.
Por exemplo, se há alguém que parece não ser capaz de completar o jogo, alguém que é melhor nessa tarefa pode dizer "Eu ajudo-te" e usar a chave para mudar aquele mundo. A abertura do mundo de jogo Pokémon dessa forma enquadra-se perfeitamente com a palavra-chave “ressonância”. No entanto, eu tinha ouvido falar nessa especificação antes de se começar a falar em “ressonância”.
Então, logo quando estavas a pensar usar a ressonância como tema, apercebeste-te de que a tarefa que Masuda-san tinha definido se enquadrava na perfeição nisso mesmo.
Depois de Pokémon Black Version e Pokémon White Version, acho que todos os membros da equipa ficaram convencidos de que era possível desenvolver ainda mais a jogabilidade. Então, quando lhes pedi para fazerem a planificação, as ideias surgiram-lhes muito rapidamente.
Tal como não foi possível usar a mecânica de jogo que tinhas concebido, toda a gente achou que havia vários elementos e ideias por explorar na base lançada por Pokémon Black Version e Pokémon White Version, o que se tornou uma grande motivação para a equipa.
E a história de Pokémon Black Version e Pokémon White Version deixou uma série de mistérios no ar. Por isso, acho que os seus criadores queriam dar resposta a essas interrogações, como: “O que será que acabou por acontecer àquele tipo?”
Mas quando estavam a fazer Pokémon Black Version e Pokémon White Version, não pensaram em usar elementos que tivessem sobrado numa sequela, certo?
As histórias nem sempre desvendam todos os mistérios, mas suponho que, enquanto criadores de jogos, não são capazes de abrir mão disso. Unno-san, do teu ponto de vista, que outros desafios houve além das Funfest Missions?
No que diz respeito à ressonância e ao alargamento do mundo do jogo, houve os , nos quais se fazem filmes de Pokémon. Foi uma ideia da equipa de planificação mas, enquanto designer gráfico, sempre quis alargar o mundo de jogo de Pokémon no jogo principal com algo que não se resumisse a reunir Pokémon, lutar, comunicar e trocar.