Sim. Gostava tanto da série que quando Pokémon Gold Version e Pokémon Silver Version9 foram postos à venda, fui para a fila por volta das cinco da manhã. (risos) Graças a essa afeição pessoal, tive a oportunidade de ir ver os Campeonatos Mundiais de Pokémon10 algumas vezes. Havia pessoas de todo o tipo de países ali reunidas. Fiquei surpreendido com o facto de serem capazes de trocar Pokémon sem qualquer problema ou de jogar o jogo de troca de cartas Pokémon (TCG), apesar de não falarem as línguas uns dos outros. 9 e : Videojogos lançados para a Game Boy Advance em novembro de 1999 no Japão. O aparecimento na Game Boy Color permitiu que Pokémon surgisse em diversas cores pela primeira vez. 10 : Torneio oficial que determina quem é o melhor do mundo em videojogos Pokémon e no jogo de troca de cartas Pokémon (TCG).
Pokémon é uma espécie de língua comum para pessoas de diferentes países e que falam línguas diferentes. Quantos anos já se passaram desde o primeiro Campeonato Mundial Pokémon?
Já se realizam desde 2009, e os seus precursores, os Campeonatos Mundiais do Jogo de Cartas Pokémon, começaram em 2004. Por isso, já se passaram cerca de oito anos. Recentemente, os jogadores japoneses pararam de ganhar. Ultimamente, os vencedores têm vindo da América ou da Holanda e há não muito tempo ganhou um miúdo do Brasil.
Os Campeonatos Mundiais de Pokémon são uma valiosa oportunidade para confirmar com os nossos próprios olhos o quão bem-sucedida tem sido a série Pokémon à medida que se vai espalhando pelo mundo. Há muito tempo atrás, quando Ishihara-san começou a localizar Pokémon, disse que achava que ia ser ótimo se se realizassem campeonatos mundiais e isso concretizou-se!
Sim! (risos) Agora, há quase 30 países a participar. Fala-se todos os tipos de línguas e, tal como Unno-san disse, apesar de todos falarem de diferentes formas, de uma maneira ou outra, a conversa flui. E os jogadores não se sentem intimidados.
Os jogadores têm um interesse e conhecimento em comum. Por isso, havendo um meio que tem significado para ambos – mesmo que não sejam capazes de comunicar por via da língua – vão poder entender-se.
Aquilo era verdadeiramente impressionante, por isso, pensei que, no futuro, Pokémon pudesse vir a ser uma ferramenta de comunicação global ainda maior do que era na altura. Queríamos desenvolver ainda mais a funcionalidade de comunicação chamada Entralink11 que introduzimos em Pokémon Black Version e Pokémon White Version. 11 Entralink: Nome de uma funcionalidade de comunicação sem fios em e .
Introduzimos o Entralink em Pokémon Black Version e Pokémon White Version e conseguimos dedicar-nos a algumas formas de diversão que, no passado, não estavam no jogo – por exemplo, a jogabilidade ligada ao site Pokémon Global Link12 e visitares o jogo de outra pessoa. No entanto, acho que tinha um tom bastante experimental. 12 Pokémon Global Link: Um site que opera em paralelo com e , a que os jogadores acedem pelo computador através da Internet.
Havia coisas que tinham de ser feitas pela primeira vez e algumas funcionalidades podem não ter sido totalmente concretizadas.
Dar um passo drástico em frente leva ao que quer que venha a seguir. Hoje em dia, a interação em Pokémon através de uma ligação sem fios é uma coisa natural, mas sinto-me como quando sugerimos Iwata Pergunta - HeartGold Version & SoulSilver Version13 durante o desenvolvimento de Pokémon FireRed Version e Pokémon LeafGreen Version. Forçar a corda durante a produção levou ao que veio a seguir. Aquele esforço aparentemente imprudente a respeito de algum aspeto do jogo pode ser algo importante quando se trata de Pokémon. 13 Adaptador Sem Fios Game Boy Advance: Acessório para a Game Boy Advance que tornou os jogos multijogadores sem fios possíveis. Surgiu pela primeira vez em conjunto com e Pokémon LeafGreen Version em janeiro de 2004.
É verdade. Mas Masuda-san diz que não devemos fazer isso regularmente. Ele tem dificuldade em lidar com novidades. (risos)