Ishihara-san, o que achas que a série Pokémon valoriza?
Pergunto-me…Tal como já disseram ambos, acho que o facto de os jogos serem tão interessantes – por exemplo, os pormenores do mundo do jogo e a lógica da jogabilidade – é extraordinariamente importante. Stunfisk, que já referimos aqui, tornou-se um produto de sucesso nos centros Pokémon19 (risos). 19 Centro Pokémon (na vida real): Uma loja do mundo real especializada na venda de bens Pokémon. Os centros Pokémon são operados pela The Pokémon Company. Atualmente, há sete lojas destas no Japão.
Sim. (risos) Mas, criando algo que se apoia no facto de ser plano, como as bolachas de arroz Stunfisk, pensámos: “Isto vai funcionar!” Pode dizer-se que essa é a parte divertida do desenvolvimento de produtos. Quando criámos amuletos metálicos, achámos que o conjunto dos três Pokémon que o jogador escolhe primeiro seria o que mais iria vender, mas, na verdade, o conjunto com Litwick, Lampent e Chandelure foi o que teve maior saída, de longe.
Sim. Eu pensei: “O quê? Porquê?” Os funcionários da loja disseram: “Mas claro que ia vender! Litwick é giro e Chandelure é forte!” e eu pensei: “Ah, não me digas!” (risos) É com os amuletos de Pokémon que as pessoas começam a gostar de um determinado Pokémon por todo o tipo de razões: porque são "fortes" ou "giros". Na área do desenvolvimento de produtos também é importante descobrir coisas novas e continuar a inventar.
Muitas pessoas gostam de Pokémon, mas são poucas as ocasiões em que se pensa por que é que isso acontece. Por isso, o que vocês me dizem é interessante.
É uma espécie de jogo em que utilizas a tecnologia de Realidade Aumentada21 da Nintendo 3DS para . O projeto começou com a questão de qual seria o aspeto dos Pokémon se realmente existissem. Talvez seja uma ideia simplista mas, quando os Pokémon estão a ser transferidos da Nintendo 3DS para o mundo do Pokémon Global Link, pões-te a imaginar coisas estranhas, como: "Talvez estejam a passar por este mundo!" (risos) 21 Realidade aumentada (RA): Tecnologia que combina dados virtuais com imagens do mundo real.
E, exatamente ao mesmo tempo, um dos designers gráficos lembrou-se de introduzir alterações de forma para os Pokémon lendários – como Tornadus, Thundurus e Landorus – que aparecem em Pokémon Black Version e Pokémon White Version. Os designs eram ótimos e, então, pensei: “Quero pôr estes Pokémon a voar e apanhá-los!”
Pokémon Dream Radar é um título descarregável exclusivo para a Nintendo 3DS. Podes não só apanhar Pokémon com formas que nunca tinhas visto antes, mas, depois, também podes levá-los para Pokémon Black Version 2 e Pokémon White Version 2. E aparecem outros Pokémon verdadeiramente surpreendentes que te fazem pensar: “Há Pokémon assim?!”
Sim. Podes mesmo trazer Pokémon raros que apanhaste com Pokémon Dream Radar para Pokémon Black Version 2 e Pokémon White Version 2. Depois, com Pokédex 3D Pro, podes verificar facilmente informações sobre os Pokémon que encontras à medida que vais jogando ambos os títulos. Nota do editor: , , e são produtos separados; não é possível jogá-los simultaneamente na mesma consola.
Sim. Estou mesmo nervoso! (risos) 26 Filmes: No Japão, os jogos foram lançados ao mesmo tempo que a estreia do filme Pokémon The Movie: Kyurem vs The Sword Of Justice.
Fazem com que os jogadores tragam Pokémon Black Version 2 e Pokémon White Version 2 para o cinema.