Em primeiro lugar gostaria de falar sobre os gráficos. Este projeto incluiu membros da equipa do Departamento de Desenvolvimento de Software de Tóquio que tinham estado envolvidos no desenvolvimento de SUPER MARIO 3D LAND, certo?
Sim. Ajudaram-nos imenso com os nossos desafios de Mario 2D. No projeto SUPER MARIO 3D LAND experimentámos todo o tipo de coisas com o 3D estereoscópico.
Se tivéssemos simplesmente tentado fazer um jogo Super Mario 2D sem a experiência e os conhecimentos das pessoas do Departamento de Desenvolvimento de Software de Tóquio, duvido que tivéssemos utilizado totalmente o 3D.
Acredito que sim. Para o primeiro protótipo, só havíamos feito os modelos das personagens em 3D, por isso o aspeto era tridimensional, mas a paisagem era plana e parecia qualquer coisa. Contudo, os membros da equipa do Departamento de Desenvolvimento de Software de Tóquio melhoraram-no de forma muito boa. Para ser exato, as formas terrestres de fundo são uma imagem plana mas adquiriu um aspeto tridimensional e se moveres o Regulador de 3D para cima, não se limita a ganhar profundidade, também vai perdendo foco lentamente.
Quando falas de “desfocagem”, ou “bokeh”, estás a referir-te ao efeito que era originalmente um termo de fotografia e que depois foi adotado na área dos gráficos por computador. É usado para descrever profundidade de campo, em que a área da imagem no foco é nítida mas a área fora do foco não é.
As câmaras digitais recentes têm opções para tornar menos nítidas as áreas do fundo assim como as de primeiro plano. O Tezuka-san perguntou à equipa de Tóquio se poderíamos fazer uma coisa desse género e este foi o resultado.
Isso é fantástico, embora talvez eu deva ter algumas reservas em relação a elogiar os produtos da nossa própria empresa! (risos)
Por outras palavras, não te limitas a maravilhar-te perante o seu aspeto, também podes concentrar-te nas personagens no primeiro plano, por isso é mais fácil jogar.