Falámos sobre isso na Iwata pergunta: Super Smash Bros. Brawl
Quando pensas em jogos de lutas, pensas imediatamente em teres de executar ataques combinados sofisticados.
Os jogos de combate tinham-se desenvolvido de uma forma que a pessoa que melhor efetua combos fica cada vez mais forte.
Oh não, só consigo efetuar ataques fáceis. Se te parecia bom, era só porque estava a conseguir ler o meu adversário.
Há pouco tempo joguei um novo título de combates que tinha um modo de treino de combos, mas mesmo praticando muito, só consegui fazer cerca de cinco dos 16 disponíveis. A sério, pensei: “Não consigo defrontar os lutadores de hoje em dia!” Mas também já não vou para novo.
Certo. Cada vez que lutas, a reação do teu adversário muda. É mais importante saber reagir a uma situação em mudança do que saber fazer combos estabelecidos. Isso tornou-se a base da ideia de danos cumulativos.
Oh, então essa foi uma razão por detrás da ideia de poderes atirar o teu oponente para fora do cenário quando os seus danos se acumulam?
Para fazeres isso, o que precisas de fazer mudará consoante a situação. Os jogadores dedicar-se-ão mais ao improviso, incluindo as ocorrências ocasionais que se dão quando os jogadores que não têm muito jeito se limitam a premir botões capazes de mudar o decurso do jogo. É assim?