Gostaria de saber o que vos parece o produto final relativamente às possibilidades que o Comando Wii Plus apresenta e as suas dificuldades inerentes. Ebisu-san, queres começar?
Na Good-Feel, tivemos alguma dificuldade em fazer corresponder os movimentos humanos aos do sensor de movimento do Comando Wii Plus.
O Comando Wii Plus tem um alto desempenho, mas tem certas caraterísticas que não são fáceis de dominar completamente.
O ser humano move-se de muitas formas diferentes. Em Veggie Guardin’, por exemplo, podes pensar que estás a movimentar rapidamente o comando em linha reta, mas estás a fazê-lo em ângulo. Temos de contar com estes erros.
Tens sempre de baixar o martelo no sítio onde estás a fazer pontaria. Mas acho que consideraram outras possibilidades só porque se trata do Comando Wii Plus. E tu, Mizobe-san?
Com o Comando Wii Plus é possível ter um nível de divertimento que nunca foi possível antes. Acho que Star Shuttle é um bom exemplo deste novo tipo de jogabilidade que não era possível com o Comando Wii original, No geral, há todo o tipo de jogos – jogos que se joga sentado, jogos tal como Veggie Guardin’ onde é preciso utilizar todo o corpo e jogos que se jogam fora do ecrã.
Utilizámos a ação pouco comum de girar o Comando Wii Plus, que deu alguns problemas à Nintendo. Se girares o comando depressa demais, ficas cansado – foi complicado ajustar isso.
Foi complicado devido a esse método único de operacionalidade de jogo. Foi difícil ler o sinal do Comando Wii Plus como movimento real?
Tivemos de fazer movimentos que considerassem os erros de movimento do corpo, por isso a fase experimental foi muito difícil. No entanto, depois de terminar, achei que o resultado final era bom.
Há um pequeno lapso entre a sensação de movimentar rapidamente a mão e o que acontece no ecrã. Há um lapso no próprio hardware e na forma como o jogador o sente, por isso o nosso maior desafio foi aproximarmos o movimento ao máximo à sensação real. Mas mesmo que me parecesse estar tudo bem, as pessoas movimentam o comando de formas diferentes. No final de contas, acho que a operacionalidade do jogo está como queríamos. É também importante que haja som e vibração.
Dei um passo atrás e olhei para aquilo do ponto de vista de um jogador. Acho que a maioria dos jogadores não está bem ciente da diferença entre segurar um Comando Wii ou um Comando Wii Plus. Por isso, tentei fazer os controlos de jogo o mais simples possível. Acho que, quer se esteja a falar de controlos ou de elementos de jogo em qualquer minijogo, é um produto gratificante.
Em Flutter Fly, as pessoas abanam os leques de formas completamente diferentes, mas o sensor de movimento lê os gestos com extrema exatidão, por isso foi complicado consolidar todos os movimentos possíveis. Mas o resultado final foi muito bom.