Hatakeyama-san, podes apresentar-te e dizer-nos como acabaste por te envolver neste projecto?
Sou Hatakeyama. Estou no Grupo de Produção 1 do Departamento de Desenvolvimento e Planeamento de Software com Abe-san. Vim trabalhar para esta empresa em 2006 e o primeiro projecto no qual trabalhei foi o sintonizador de TV Digital Nintendo DS.4 Quando o desenvolvimento disto terminou e eu me perguntava no que iria trabalhar a seguir, Abe-san regressou do desenvolvimento de Smooth Moves. 4Sintonizador de TV Digital Nintendo DS: Um adaptador que permite à Nintendo DS receber um sinal de TV disponível no Japão. O Sintonizador de TV Digital Nintendo DS nunca foi lançado na Europa.
Ele disse que eu “voltei” porque nas fases finais do desenvolvimento de Smooth Moves eu estava a trabalhar na Intelligent Systems.
Mas acho que essa não foi a única razão. (risos) Quando te sentas perto de alguém, estás sempre na conversa com essa pessoa. Quando ouvi falar deste projecto, achei que parecia mesmo interessante. Quando andava na escola secundária era obcecado pelo software de criação de videojogos e fazia jogos do género de shooters, tanto que eventualmente vim trabalhar para a Nintendo.
Dá muito trabalho acabar um jogo. Fazer múltiplos níveis era impensável por isso desisti. Antes disso, andava obcecado por Mario Paint.5, quando andava na escola primária. 5Mario Paint: software para desenhar imagens lançado para a Super NES na Europa em Dezembro de 1992.
Sim. Eu não era do género de desenhar imagens, mas não sei porquê desenhava muito com Mario Paint. Fazia-o na televisão e os meus pais assistiam. Nessa altura, jogava videojogos. Quando jogava jogos como RPG, eles mostravam-me expressões faciais que mostravam a sua reprovação. Mas quando desenhava com Mario Paint, diziam “Uau! Está excelente!”
Eles disseram que talvez eu tivesse talento artístico. (risos) Então mesmo que eu desenhasse com Mario Paint até muito tarde, eles não se chateavam comigo.
Uma vez que já tinha esse background, quando soube que íamos fazer software de criação de jogos WarioWare, achei incrível. Contém elementos criativos como desenhar imagens e fazer música para que os pais não façam caras reprovadoras. E além disso, tens de fazer microjogos muito curtos. (risos)
Estou a ver. Tiveste precisamente aquilo que querias. Isso leva-nos a Sugioka-san da Intelligent Systems, que apareceu anteriormente na sessão de “Iwata Pergunta” sobre WarioWare: Snapped6. Como te envolveste neste projecto, Sugioka-san? 6WarioWare: Snapped!: distribuído como Nintendo DSiWare na Europa a partir de Abril de 2009.
Tinha ouvido dizer que quando a criação de Smooth Moves terminou, Abe-san estava a tentar fazer algo de novo.
Sim. Mas nessa altura eu estava a desenvolver a versão coreana de WarioWare: Touched!7 Depois, quando esse trabalho terminou, Abe-san veio falar comigo. 7WarioWare: Touched!: lançado para a Nintendo DS na Europa em Março de 2005.