No que diz respeito à equipa que produziu este título, como eram as várias tarefas partilhadas entre os membros das equipas da LEVEL-5 e da Capcom?
Em termos gerais, a LEVEL-5 ficou a cargo da programação, enquanto a Capcom assumiu a direção de arte. Ambas foram responsáveis por partes da história e da música.
Ah sim? Normalmente, uma das partes assume a liderança geral. Acho interessante terem trabalhado na história e na música em conjunto.
A música para a parte do Professor Layton e para a parte do Ace Attorney foram criadas em separado, mas houve também cruzamentos, uma vez que ambas as equipas usaram o que puderam das composições uns dos outros.
Outro problema com que tivemos de lidar foi o facto de os programadores estarem a trabalhar na sede da LEVEL-5, em Fukuoka, pelo que tivemos algumas reuniões entre Tóquio, Osaca e Fukuoka. Houve algumas situações de choque, não houve, Takumi-san?
Como poderás imaginar, as personagens eram um aspeto no qual ambas acreditavam convictamente. Houve um grande conflito relativamente aos gráficos do Layton, por exemplo.
Quando me mostraram imagens do jogo, achei-as mais familiares do que estava à espera. Mas não me parece que tenha sido apenas uma questão de pegar nas personagens de ambas as séries e de as alinhar lado a lado. Para que as coisas tivessem adquirido o aspeto que têm agora, devem ter passado por um período de trabalho árduo e doloroso, não?
Permitam-me que o diga, mas penso que Professor Layton foi ajustado para se adequar ao estilo de Ace Attorney! (risos)
O Layton tem a altura de cerca de quatro ou cinco “cabeças”, mas neste jogo é bastante maior.
Bem, isso é porque há dois anos inteiros que ando a olhar para o Layton deste jogo. (risos) É natural que as pessoas que criam uma personagem as defendam com unhas e dentes. Houve alguns desentendimentos, com a equipa da LEVEL-5 a dizer aos designers da Capcom que não cederiam relativamente ao Professor Layton. Mas despendemos algum tempo a procurar coisas em relação às quais concordávamos e foi assim que ficámos com o Layton que temos agora.
Creio que esse é verdadeiramente o fundamento da criatividade. Para dar um exemplo não relacionado, existe uma regra tácita segundo a qual o Professor Layton não mostra o interior do seu chapéu e nas cenas animadas temos sempre o cuidado de nos certificarmos de que isto não acontece. O processo de criação de nova arte implica o dispêndio de muitos esforços e tempo nos detalhes.