Esta é uma tradução de uma entrevista publicada originalmente no site da Nintendo do Japão no dia 22 de novembro de 2012.
Hoje vamos falar do título para a Nintendo 3DS chamado Professor Layton vs. Phoenix Wright: Ace Attorney. À primeira vista, pelo menos, a série Professor Layton1, da LEVEL-5, e a série Ace Attorney2 , da Capcom, parecem ter sempre existido de forma totalmente independente uma da outra. Agora, porém, ambas as séries abandonam o ninho dos respetivos criadores e unem forças num novo título. Posto isto, era imperativo falar com os responsáveis pelo título e hoje juntam-se a mim os “pais” das duas séries. Hino-san, esta é a segunda3 vez que participas numa entrevista “Iwata Pergunta”, certo?1. A série Professor Layton: uma série de jogos de aventura e quebra-cabeças. O primeiro título da série foi lançado para a Nintendo DS pela LEVEL-5 na Europa em julho de 2007. A série conta com seis títulos e em 2010 um filme de animação intitulado “Professor Layton and the Eternal Diva” foi lançado no Reino Unido. 2. A série Ace Attorney: uma série de jogos de aventura, investigação criminal e batalhas judiciais. O primeiro título foi lançado para a Game Boy Advance pela Capcom na Europa em março de 2006. À data desta entrevista existem cinco títulos na série principal. Um título derivado (que não faz parte da história principal da série) chamado “ Ace Attorney Investigations: Miles Edgeworth” está igualmente disponível para a Nintendo DS.3. Hino-san foi também convidado na primeira parte da entrevista dedicada aos criadores de títulos externos para a Nintendo 3DS, na qual falou sobre o quinto título da série Professor Layton, Professor Layton and the Miracle Mask, lançado para a Nintendo 3DS.
Igualmente. Já agora, obrigado por teres participado naquela apresentação Nintendo Direct4.4. Takumi-san participou numa apresentação Nintendo Direct transmitida apenas no Japão, no dia 25 de outubro de 2013, para falar sobre os segredos por detrás da produção de Professor Layton vs. Phoenix Wright: Ace Attorney.
Tenho de começar por perguntar como uma ideia como esta começou a ser concretizada, já que, afinal, não é o tipo de coisa que normalmente se esperaria que acontecesse.
Penso que da última vez que aqui estive mencionei que um dos jogos que levámos seriamente em conta ao trabalharmos no primeiro Professor Layton foi Brain Training5. Bem, na verdade, tivemos em mente outra série, que considerávamos a nossa maior rival: Ace Attorney. Pensámos bastante em como poderíamos levá-la a melhor, em como seríamos capazes de superar Ace Attorney.5. Dr. Kawashima’s Brain Training: How Old is Your Brain?: um título lançado para a Nintendo DS na Europa em junho de 2006.
Estás a dizer que querias superar Ace Attorney com o criador da série sentado mesmo ao teu lado?! (risos)
Bem, é para veres como estávamos empenhados! (risos) Na verdade, sou um grande fã da série Ace Attorney e costumava jogar os títulos. Depois, na altura de criar o Professor Layton, voltei a jogá-los para inspecionar os seus aspetos bons e maus...
Mas hoje não estamos aqui para discutir os pontos fracos de Ace Attorney! (risos) Hino-san, na última vez que estiveste presente disseste que quando estavas a fazer o Professor Layton a tua intenção era “criar o sucessor de Brain Training”. Considerando isto, juntamente com o que acabaste de dizer, seria justo dizer que sem Brain Training e Ace Attorney os jogos Professor Layton não existiriam?
Penso que sim. Desde o início que Takumi-san me chamou a atenção na sua qualidade de criador e após o lançamento de Professor Layton pensei para mim próprio que seria ótimo poder ter uma colaboração entre Professor Layton e Ace Attorney. Mas, primeiro, precisávamos de desenvolver a série Professor Layton, senão uma tal proposta de colaboração jamais seria aceite! Assim, mantive tudo em segredo.
Na verdade, cerca de um ano antes, quando Hino-san estava de visita à Capcom, convenci-o a levantar o véu em relação às suas ideias durante o jantar. Chamo a isso o “incidente no restaurante de ‘okonomiyaki’”! (risos)
Nota do editor: “okonomiyaki” é um tipo de panquecas salgadas muito comuns no Japão.