Hino-san, há pouco mencionaste que tinhas feito pesquisas sobre Ace Attorney. Queres especificar alguns elementos que tenhas achado particularmente bons?
Achei que, de certa forma, os jogos estavam sempre um passo à frente das minhas expectativas e dava sempre por mim absorto nos pormenores da história. Outra coisa que me impressionou bastante foi a “apresentação”: as ações das personagens, a sensação de ritmo com a qual as imagens e os sons eram sincronizados… Achei que os jogos apresentavam uma atenção ao detalhe verdadeiramente satisfatória. Como exemplo do que poderia ser feito com jogos para consolas portáteis, tiveram mesmo influência sobre a série Professor Layton.
Mas acho que as pessoas que jogaram títulos de ambas as séries não reparariam, à primeira vista, que os títulos Professor Layton se haviam inspirado em Ace Attorney.
Tens razão, penso eu. A sensação que têm quando jogam poderá ser semelhante, mas cada um dos jogos conta com uma interface distinta e a sua abordagem geral também é diferente.
Ambos os jogos transmitem uma “sensação” que estabelece uma ligação com os jogadores a um nível mais profundo, isso é certo. O que achaste quando viste os jogos Professor Layton, Takumi-san?
Bem, a minha geração cresceu com os livros Atama no Taisou12, de Akira Tago – acho que consegui resolvê-los todos, já agora –, por isso quando soube da existência da série Professor Layton, achei que estava a fazer algo realmente fantástico. 12. Atama no Taisou: uma série de livros de quebra-cabeças publicada pela Kobunsha. O seu autor, o Professor Akira Tago, desempenhou o cargo de supervisor de quebra-cabeças na série.
É engraçado que fales disso, porque antes do lançamento de Brain Training (no Japão) em 2005, a Nintendo tinha investigado a possibilidade de fazer alguma coisa cujo tema fosse a série Atama no Taisou. No final, foi isso que nos levou a lançar o Big Brain Academy13. Parece que o Hino-san e nós estávamos a trabalhar em sincronia, de certa forma.13. Big Brain Academy: um jogo com atividades para o cérebro lançado no Japão em junho de 2005 para a Nintendo DS.
Isto é algo a que aludimos há algum tempo, mas o Professor Layton era um título destinado ao tipo de jogador ocasional que jogava Brain Training. A nossa abordagem a esses jogadores era algo do género “Se já jogaste Brain Training, porque não experimentas agora alguns quebra-cabeças?”
Acho que houve muitos jogadores de Brain Training a comprar o Professor Layton. Penso que esse foi um dos fatores que fizeram com que a série no geral se desenvolvesse da forma como se desenvolveu.
Olhando para as coisas desse ponto de vista, Professor Layton e Phoenix Wright são diametralmente opostos no que diz respeito à sua abordagem ao design de jogos. O Professor Layton era destinado a pessoas que normalmente não jogam muito, ao passo que o Phoenix Wright foi feito para fãs de videojogos. Porém, embora a interface que o jogador vê em cada um dos jogos seja bastante diferente, na sua essência são iguais.
Nos primórdios da Nintendo DS, imediatamente após o sucesso de Brain Training e More Brain Training14, o mercado da Nintendo DS cresceu exponencialmente, mas tendia a ser bastante parcial relativamente a determinados gostos ou preferências dos jogadores. Agora, com a Nintendo 3DS, graças aos esforços de criadores como tu, sinto que estamos a desenvolver uma plataforma de equipamento adequada para todos. Penso que é uma situação bastante boa, por isso acredito que podemos esperar uma resposta impressionante a este título.14. More Brain Training from Dr. Kawashima: How Old is Your Brain?: um título lançado para a Nintendo DS na Europa em junho de 2007.