Obrigado a todos por terem vindo hoje.
Quis mostrar às pessoas do mundo inteiro como Kirby’s Epic Yarn foi feito, por isso convidei os programadores a reunirem-se aqui hoje. Na primeira metade desta sessão de “Iwata Pergunta”, vou falar com os programadores da Good-Feel1 e da Nintendo e, na segunda metade, vou falar com os programadores da HAL Laboratory2. Será que as pessoas da Good-Feel se podem apresentar? 1 Good-Feel Co., Ltd.: Uma criadora de software cujo conceito base de desenvolvimento é fazer coisas que nos façam “sentir bem”. A sede da Good-Feel situa-se em Kobe e as suas actividades de desenvolvimento encontram-se em Tóquio. 2 HAL Laboratory, Inc.: Uma criadora de software que trabalhou nas séries Kirby e Smash Bros., entre outras. O presidente e director-geral da Nintendo, Satoru Iwata, foi presidente da HAL Laboratory. Em 2010, a HAL Laboratory comemora 30 anos de existência.
Sou o Ebisu, da Good-Feel. Como um dos produtores deste jogo, fui responsável pela gestão e administração da Good-Feel. Podia dizer que também fiz várias outras tarefas, mas desta vez fui mais além e fiz várias coisas como membro do pessoal que realmente criou o jogo.
Sou o Sei, da Good-Feel. Fui o director deste jogo. Mas, na maior parte do tempo, também fiz várias tarefas. (risos)
Sou o Kono, da Good-Feel. Fui o organizador principal durante a fase de planeamento, mas, pouco depois do início do projecto, fui responsável por criar o mundo do jogo, como programador principal. Em geral, foi a primeira vez que me envolvi de forma tão ampla no desenvolvimento de um jogo, por isso este título tornou-se muito importante para mim.
Sou o Matsumiya, do Departamento de Planeamento e Desenvolvimento de Software. Também fui produtor deste jogo. Este foi o segundo jogo, depois de Tales in a Box 3, que produzi com a Good Feel. Desta vez, ofereci as minhas opiniões sobre vários assuntos, de áreas gerais como a direcção que o produto deveria tomar até pormenores nos níveis, como subir um pouco mais as plataformas, por exemplo. 3 Tales in a Box: Hidden shapes in perspective! é um jogo de puzzle e aventuras lançado para a Nintendo DSiWare em Junho de 2010, por 500 Nintendo DSi Points. Os jogadores podem virar a cabeça ou a consola Nintendo DSi para ver imagens 3D nos ecrãs, com o objectivo de encontrar objectos ou palavras escondidos. Para mais informações sobre Tales in a Box, clica aqui.
Tiveste a experiência de trabalhar no Departamento de Controlo de Qualidade de Software, o antecessor do Mario Club4, e sempre foste bom a jogar videojogos, por isso és um produtor com uma perspectiva sólida quando se trata de ajustar a dificuldade dos níveis ou o desenho dos mapas. 4 Mario Club Co., Ltd. É responsável por testar e encontrar erros de programação no software Nintendo durante a fase de desenvolvimento.
Sou a Watanabe, do Departamento de Planeamento e Desenvolvimento de Software. Ajudei a coordenar o projecto. Não sou boa a jogar videojogos, como o Matsumiya-san, e foi a primeira vez que trabalhei num jogo de acção. Embora não tivesse qualquer conhecimento específico, disse coisas como “Esta etapa é um pouco aborrecida” e “Esta parte é um bocado difícil”.
Foste responsável por assumir o papel dos jogadores principiantes e por transmitir aquilo que sentias. (risos) Isso é importante num jogo Kirby.