Se tudo correu bem só até ao protótipo, então não deve ter corrido bem mais tarde. O que aconteceu, Ebisu-san?
A ideia básica deste projecto era dar aos jogadores uma experiência agradável através de uma forma de expressão distinta e de mecanismos que resultassem dessa forma de expressão.
Exacto. No princípio, tentámos fazer um jogo que fosse divertido, ao usar uma personagem de fio que caminhava e desvendava vários mecanismos e dispositivos. Mas quando o jogámos como um jogo de acção, os inimigos não nos emaranhavam e o nível de dificuldade era muito baixo, por isso sentimos que faltava algo. Creio que o Matsumiya-san também o achou aborrecido.
Era. Para ser sincero, era difícil manter a motivação. Não tinha aquilo de que todos os jogos de acção precisam: tensão por causa de inimigos ou armadilhas que temos de ultrapassar. O ambiente do mundo de fio era óptimo, mas quando jogávamos o jogo não era tão bom. Além disso, era fácil de jogar, mas quando a Watanabe-san, que não tem muito jeito para jogos de acção, o jogou, não se divertiu muito.
Por muito novo e cativante que seja o ambiente, quando tentamos fazer algo divertido ao baixar apenas o nível de dificuldade, usando uma atmosfera engraçada, a diversão desvanece-se.
Sim, havia espinhos por todo o lado. (risos) Havia espinhos em cima e em baixo. Pensávamos que um lugar era suave e saltávamos, mas havia um inimigo com espinhos à nossa espera. Gostei muito do motivo do fio, por isso pensei: “Porque é que estou a encontrar algo tão cruel neste mundo divertido de fio?” Dizia coisas como: “Não é isto que quero fazer num mundo giro de fio!” Acho que foi nessa altura que o Sei-san aumentou a dificuldade para criar algumas emoções.
Na altura, não tínhamos uma imagem do jogo completo. Criámos imensos mecanismos e acreditei que iríamos acabar por ter alguma ideia, mas o tempo não parava. Depois, enquanto estávamos perdidos, a Nintendo disse: “Porque não fazemos um jogo Kirby?”
Quando criámos a nossa personagem original, pensei que era vagamente parecida com alguém. (risos)
A semelhança existia, mas criámos a personagem sozinhos e, como um dos criadores, fiquei contente por ter sido usada. Assim, para ser sincero, não soube o que pensar quando a Nintendo sugeriu usar o Kirby. Mas quando tentámos criar o Kirby com fio, fiquei surpreendido por ter resultado tão bem.
Acho que sim. Quando fizemos uma personagem conhecida com fio, pareceu certo e causou impacto. Lembro-me de comentar com o Sei-san que estava incrível.