Creio que quem lê esta entrevista pode recear que um jogo de acção onde não se perde não apresenta desafios e não é divertido. Como jogador experiente, o que é que pensas disso, Matsumiya-san?
Como jogador, claro que compreendo esses receios. Foi por isso que, além de alcançar um destino, um outro objectivo do jogo é coleccionar contas . Quando coleccionamos contas, acontecem coisas boas. Por exemplo, podemos trocá-las por vários objectos ou jogar níveis escondidos. Contudo, se tocarem num inimigo, perdem as contas que apanharam e elas espalham-se pelo mundo . Claro que as podem apanhar depois, mas eu preferia nunca as deixar cair.
Então não pensas que seja um jogo sem desafios, sem qualquer tensão quando se joga.
Não. É relativamente fácil no início, mas na última metade o jogo oferece resistência e isso é agradável. Para um jogador descontraído, como a Watanabe-san, a maneira como as contas se espalham é muito emocionante.
Oh, compreendo. (risos) No primeiro jogo Kirby, Kirby’s Dream Land 6, para a Game Boy, se sugássemos ar podíamos flutuar pelo céu e, desde que continuássemos a voar, qualquer um podia chegar ao objectivo. Lembro-me que, na altura, discutimos se devíamos ou não deixar que qualquer pessoa chegasse ao objectivo. 6 Kirby’s Dream Land: Um jogo de acção lançado para a Game Boy em 1992.
Permitimos que o jogador escolhesse flutuar lentamente em direcção ao objectivo ou derrotar inimigo atrás de inimigo, dependendo da sua perícia. O que temos discutido agora é um pouco semelhante ao que pensámos na altura, ao deixar que os jogadores decidam como querem jogar o jogo.
Após o início de 2010. Uma vez por semana, o Matsumiya-san e a Watanabe-san visitavam-nos na Good-Feel e jogavam o que tínhamos feito até essa altura. Isso foi muito importante. A reacção deles foi muito engraçada. (risos)
Sim, é verdade. O Matsumiya-san é um jogador com muita perícia, enquanto a Watanabe-san começa a ter problemas logo no início.
Até então, só tínhamos pensado em fazer um jogo interessante. Pensámos no sistema de jogo e em como o podíamos tornar interessante. Mas a Watanabe-san disse: “Vamos fazer um jogo divertido.”