Qual foi a tua primeira impressão, Ishikawa-san?
Exacto. (risos) Só consegui pensar no que podíamos fazer para terminar o trabalho que nos fora pedido dentro do prazo. Um dos principais designers de som de Kirby’s Epic Yarn, embora não esteja aqui hoje, foi Tomoya Tomita, da Good-Feel. Naquela altura, ele já tinha criado um ambiente sonoro perfeito para o jogo. Mas tinha muita qualidade, usava o som para exprimir a suavidade de um mundo de fio. Nós os três, que estamos aqui hoje, pensámos como podíamos criar esse som suave, mas ninguém teve qualquer ideia.
Além disso, precisavam que o som fizesse com que as pessoas que já tinham jogado jogos Kirby pensassem: “Ah, isto é o Kirby!”
Ikegami-san, foste responsável pela agenda de som. Porque tiveram prazos tão apertados? A Nintendo pressionou-vos demasiado?
Não, não nos pressionaram. (risos) A HAL Laboratory só se envolveu no aspecto sonoro após algum tempo. No princípio, eu ia supervisionar sozinho, mas a Good-Feel estava a fazer um jogo com um tema tão fantástico e gostei tanto da música criada pelo Tomita-san que pensei: “Vamos fazer isto também!”
Não, não, não foi isso que aconteceu! (risos) Quando decidimos usar a música Kirby de jogos anteriores, pensei em dar as partituras ao Tomita-san e pedir-lhe que as alterasse para o tema do mundo feito de fio. Mas ele não tinha disponibilidade, por isso pensei: “É a nossa oportunidade!” (risoss)
Sim. (risos) E embora o Ishikawa-san e o Ando-san também não tivessem muita disponibilidade, disseram que seria um prazer.
Ando-san, o que é que pensaste quando aceitaste o desafio de criar o som em tão pouco tempo?