Agora gostaria que cada um de vocês falasse sobre as caraterísticas interessantes de Beat the Beat: Rhythm Paradise, pode ser? Comecemos por Masaoka-san.
Numa conversa ao acaso que tivemos durante a nossa primeira reunião, falámos sobre a presença da música na forma como as crianças jogam. Chamam umas pelas outras de forma muito musical: “♪Oh Joã-ão, anda brincar connosco!” É um ritmo que não te cansas de repetir. Beat the Beat: Rhythm Paradise é muito assim. E penso que a forma como se partilha o ecrã, como se partilha a diversão com aqueles que nos rodeiam, é semelhante à experiência da infância em que é tão fácil ir brincar com outros meninos. Há muito tempo, depois de ver o grupo de comediantes The Drifters6, tanto cantarolei as suas expressões humorísticas que os meus pais se zangaram comigo. Desta vez há essa sensação de diversão emocionante. 6 The Drifters: grupo musical e de comédia japonês.
Compreendo. É um jogo muito divertido de se ver. Um dos meus critérios para considerar um jogo bom é ter de ser divertido para os espetadores. Muitos dos outros videojogos que a Nintendo criou e que se tornaram populares têm esta caraterística. A palavra “Everyone” – ou “todos” – no título japonês (-Minna no Rhythm Tengoku, ou Everyone’s Rhythm Paradise) não significa que haja quatro comandos e que se jogue em simultâneo. Significa que todas as pessoas que observam o jogador estão ansiosas tal como o jogador e se riem com os seus erros. (risos) O significado de “Everyone” é que todos se divertem com o jogo.
Depois de alguns músicos e bateristas que conheço terem comprado o jogo, passaram o dia e a noite inteiros a jogar para aperfeiçoar a técnica. Estavam a ser competitivos: “Não podemos deixar que Tsunku-san nos vença!” (risos)
Acho que um dos aspetos atrativos é o regresso dos controlos simples com botões. Os ritmos da série são ritmos que os pais e as mães que veem os filhos jogar reconhecem das suas infâncias. Espero que quando os ouvirem sintam essa ligação e se sintam atraídos naturalmente pelo jogo.
É um jogo que te faz querer levantar. Quando tínhamos reuniões, Tsunku-san jogava num canto e, ao lado dele, estaria Iida-san a divertir-se também com o jogo. Como se pode ver, é um jogo que agrada a todos. Seria fantástico ver toda a gente de pé a acompanhar os ritmos.
Mas foste tu que os fizeste, por isso não devias dizer que são tontinhos! (risos)
É inevitável esboçar um sorriso largo. (risos) Espero que todos partilhem esse sentimento com a família e amigos. Desenhei o que desenhei para fazer sorrir os meus colegas aqui (olhando para todos), por isso espero que joguem e que se divirtam à grande.